LEI

BH vai implantar 'bocas de lobo inteligentes' para minimizar impactos das chuvas

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
04/04/2023 às 08:47.
Atualizado em 04/04/2023 às 09:06
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

A implantação de bocas de lobo inteligentes é a nova aposta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para minimizar os problemas causados pelas chuvas na cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na manhã desta terça-feira (4). 

A nova legislação surgiu através de uma proposta de lei apresentada na Câmara Municipal de Belo Horizonte em 2014. Agora, a lei foi sancionada pelo prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), e tem o objetivo de prevenir e minimizar os problemas causados pelas chuvas.

Batizada de “boca de lobo inteligente”, a tecnologia é composta por uma caixa coletora instalada no interior dos bueiros. Essa caixa é feita em material termoplástico e age como uma peneira, através de uma grade, que permite a passagem de água, mas retém o material sólido. 

A nova lei entra em vigor a partir da publicação. No entanto, a PBH não informou quando o novo modelo será adotado. Ao todo, a capital tem aproximadamente 64 mil bocas de lobo. 

Limpeza

Entre janeiro e setembro do ano passado, foram feitas 87 mil limpezas de bocas de lobo, com a remoção de aproximadamente 1,6 mil toneladas de resíduos, desobstruindo 38,5 km de rede e troca de 1.300 grelhas foram trocadas. O investimento estimado para a ação em 2022 foi de R$ 4,2 milhões.

Segundo a prefeitura, serviços de limpeza, desobstrução e substituição de grelhas e bocas de lobo, com a remoção de lixo descartado irregularmente e de resíduos que escoam para a rede de microdrenagem são realizados diariamente na cidade.  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por