Tempestade Elliot

Biden declara emergência em Nova York; onda de frio já matou mais de 50 pessoas nos EUA

Júnia Rodrigues*
jralmeida@hojeemdia.com.br
27/12/2022 às 10:23.
Atualizado em 27/12/2022 às 11:38
 (Reprodução redes sociais)

(Reprodução redes sociais)

O estado de Nova York (NY) declarou emergência devido à tempestade Elliot, que chegou em dezembro trazendo destruição aos Estados Unidos (EUA) com fortes nevascas e ventos ciclônicos. A situação emergencial, autorizada pelo presidente Joe Biden, possibilita ajuda federal aos governos estaduais e locais para lidar com as consequências do fenômeno climático severo.

A decisão foi divulgada em comunicado no fim da noite de segunda-feira (26). Segundo agências internacionais, a tempestade já causou mais de 50 mortes em todo país, sendo 27 no noroeste de Nova York. No Natal, a cidade chegou a registrar a temperatura de -10,5º, o que não acontecia desde 1872.

Além dos óbitos, pessoas estão isoladas em suas casas, voos cancelados, estradas bloqueadas e o fornecimento de energia de quase dois milhões de residências e indústrias foi cortada.

A tempestade, iniciada em 23 de dezembro, foi causada por uma frente fria ártica que atingiu 60% da população do país. Ao se pensar na magnitude do fenômeno, os EUA foi afetado desde os Grandes Lagos (próximo da fronteira com o Canadá) até o Rio Bravo ou Grande (fronteira com o México). 

Ainda de acordo com agências internacionais, mais neve está prevista para esta terça-feira (27). 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por