Bioenergia é a nova aposta de cultivos para o Vale do Jequitinhonha

Jornal O Norte
20/04/2007 às 13:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:02

Valéria Esteves


Repórter

A Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais realiza no próximo dia 26 o dia de campo sobre bioernergia na fazenda experimental em Acauã, Leme do Prado. O Dia de Campo vai apresentar resultados de pesquisas sobre o pinhão-manso, mamona, girassol e a cana-de-açúcar.





Conforme o chefe da Epamig, Marco Antônio Viana Leite o evento quer discutir novas opções de cultivos para a região do Vale do Jequitinhonha e ainda promover a inserção do pequeno produtor rural na agricultura familiar. Ele lembra que devido a chegada de grandes empresas ao Jequitinhonha, o produtor que antes vivia do extrativismo passou a trabalhar para essas empresas; o que fez com que os produtores saíssem do processo que enquadra a agricultura familiar. A Epamig acredita que o êxodo rural acontece naquela região justamente devido a esse fator.





A apresentação dos resultados tanto da cana-de-açúcar como das oleaginosas pode servir de incentivo ao produtor que hoje vive basicamente da monocultura do eucalipto ou da fabricação artesanal da cachaça oriunda da cana. O que no caso da cana é altamente significativo devido a qualidade da cachaça produzida no Vale do Jequitinhonha, internacionalmente conhecida como as melhores fabricadas no  Brasil e no mundo.





O fato é que da cana pode-se obter outros subprodutos como o etanol, combustível renovável de bom valor comercial e ainda que tem um valor de produção ao alcance do pequeno produtor. Tudo vai depender da organização da cadeia produtiva, afirma Leite.





Na oportunidade, representantes do governo tanto da esfera federal como da estadual estarão presentes e palestrando sobre a inserção do produtor no processo de produção da bioenergia.


- Vamos discutir mecanismos que apóiem a agricultura familiar e ainda mostrar para os agricultores os resultados de nossas pesquisas que vão ser suporte na hora de manejar as culturas. Queremos que o produtor seja um dos agentes da cadeia produtiva do biodiesel e do setor sucroalcooleiro -conclui.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por