Pesquisa revela que 39% creem que decisão do STF foi acertada; Quase um quarto afirma que não voltará a usar a rede em caso de desbloqueio
Levantamento realizado pela Broadminded, braço de pesquisa da agência de comunicação estratégica Sherlock Communications, revelou que 34% dos brasileiros relatam melhora na saúde mental após o bloqueio da rede social X (antigo Twitter), e quase um quarto (24%) dos respondentes afirmaram que não voltarão a usar a plataforma, caso a suspensão seja revista pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Foram ouvidos 1405 brasileiros de todas as regiões que citaram ter usado redes sociais para entender o impacto da medida tomada no último dia 30 de agosto. O Brasil estava na lista dos top 10 países que mais utilizavam a plataforma globalmente.
Entre os entrevistados, 51% afirmaram usar o X frequentemente antes do bloqueio, enquanto 30% confirmaram ter usado com menos frequência. Levantamento mostra ainda que um em cada cinco (19%) usuários da rede de Elon Musk disseram ter reduzido ou abandonado o uso da plataforma antes mesmo do bloqueio, alegando aumento de conteúdos desagradáveis.
Para 72% dos usuários brasileiros do X, a plataforma deveria adotar medidas eficazes para evitar discursos de ódio, e 82% acreditam que as redes sociais deveriam se responsabilizar no combate à disseminação de fake news. No que diz respeito ao bloqueio, 43% dos usuários entrevistados disseram acreditar que a medida não foi justificada, enquanto 18% admitiram não saber o suficiente sobre o assunto para opinar. Outros 39% concordam com a medida do STF.
A pesquisa ainda revelou que 80% acreditam que uma rede social deva obedecer às leis do país onde está operando, enquanto 35% dos usuários brasileiros do X afirmaram estar preocupados com o bloqueio da plataforma por conta do cerceamento da liberdade de expressão e do futuro das redes sociais.
Uma outra pesquisa, encomendada pelo site Nomophobia.com, focado em estudos para entender os impactos da tecnologia na vida cotidiana, revelou que 79% dos brasileiros admitem o uso excessivo de dispositivos móveis. No contexto de redes sociais, a nova pesquisa focada no X apresentou que 76% dos usuários consideram que as notícias chegavam mais rápido via plataforma do que em outras, fazendo com que mais da metade dos entrevistados (68%) se sentissem mais atualizados ao utilizá-la.
No ambiente profissional, 28% dos entrevistados disseram que a suspensão do X impactou diretamente nas campanhas de marketing, estratégias comerciais de conteúdo, engajamento e alcance, enquanto 9% disseram se sentir mais distantes de seus clientes.
Diante do bloqueio do X, os usuários tiveram diferentes reações quanto ao uso das redes sociais: 56% dos respondentes disseram que não migraram para outra plataforma, apenas continuam usando as que já possuíam; 22% migraram para o Threads, 15% optaram pelo Bluesky.