(Valéria Marques/Divulgação)
Cozinheiros “de fim de semana” que desejam deixar o anonimato das próprias panelas ou da cozinha dos amigos e investir na profissão podem preparar o avental e uma receita para concorrer a uma vaga de chef e, o melhor, de estudante de gastronomia. Nos próximos dias 7, 8 e 9 de setembro, Brumadinho, na Grande BH, será palco da segunda edição do Chef Brumadinho Gourmet.
A disputa, concorrida e premiada, faz parte da programação do festival Brumadinho Gourmet, que comemora dez anos nesta edição. Só podem participar do concurso de chefs, espécie de reality que dará aos competidores a oportunidade de cozinhar ao vivo, cozinheiros amadores e/ou estudantes de gastronomia com mais de 18 anos.
O mote do festival e do concurso é comfort food, algo como comida do coração, que desperta bons sentimentos e remete a lembranças de infância e a momentos agradáveis, reconfortantes. Dentre os inscritos, que devem enviar as receitas (autorais) concorrentes até o próximo dia 31, 60 serão selecionados, 20 passarão para a segunda fase e cinco disputarão a final.
Os pratos inscritos serão julgados por uma banca especializada em relação à apresentação, uso de ingredientes – quanto mais diversificados, melhor –, criatividade e originalidade. E atenção: não serão aceitas receitas copiadas.
Vitrine
Coordenador do curso de gastronomia das Faculdades Promove, Jackson Cabral diz que o principal objetivo do Chef Brumadinho Gourmet é dar oportunidade e valorizar o trabalho dos apaixonados pela arte da gastronomia. “Muita gente sonha em ser um superchef, mas tem medo de se arriscar, acha difícil. Uma disputa como essa dá o devido valor a quem se dedica à cozinha”, afirma.Valéria Marques/DivulgaçãoDELÍCIAS – Edição tem foco na comfort food, comida caseira e com valor emocional
Além de prêmios em dinheiro, troféu, avental personalizado, brindes de patrocinadores e vouchers diversos, os ganhadores receberão bolsas de estudo para o curso de gastronomia das Faculdades Promove, apoiadora do evento. O primeiro colocado será agraciado com desconto de 80% e os outros cinco, com 50% cada um.
Vencedor da primeira edição da disputa, no ano passado, Rafael Fernandes Barroso, de 25 anos, acredita que o concurso seja uma importante experiência para adquirir autoconfiança e motivação. “É um contato real com a pressão de cozinhar sob os olhares do público e com tempo cronometrado. A profissão de cozinheiro é exaustiva e de muita cobrança. É preciso gostar e se dedicar”, diz.
Programação
O festival Brumadinho Gourmet reunirá, além de pratos elaborados por chefs locais, artesanato, dança, música, produtos típicos, como doces mineiros, e profissionais renomados. Pela primeira vez, o evento premiará também cozinheiros mais experientes da região de Brumadinho, que fazem, mesmo no anonimato, maravilhas nas cozinhas.
Para participar das disputas é preciso se inscrever pelo site: brumadinhogourmet.com.br.
Além de boa gastronomia, a décima edição do evento terá extensa programação cultural, com lançamentos de livros, espetáculos circenses e shows de pop rock, forró e sertanejo. No feriado, sexta-feira, 7 de setembro, quem sobe ao palco é a mineira Luciana Oliveira. A sertaneja tem 16 anos de carreira e vem se destacando no cenário nacional com composições próprias e regravações.Luciana Oliveira/Divulgação
Sertaneja, que vem fazendo sucesso no país inteiro, fará show no feriado de 7 de setembro
Leia mais: