Boa de "prosa", Mercedes Classe A estreia por R$ 195 mil

Marcelo Ramos
24/01/2019 às 21:42.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:12
 (Mercedes-Benz)

(Mercedes-Benz)

SÃO PAULO (SP) – A Mercedes-Benz Classe A chegou à quarta geração no ano passado. O modelo foi um dos destaques da marca alemã no Salão do Automóvel de São Paulo e acaba de chegar ao mercado por R$ 194.900. Valor salgado, mas parelho com o BMW 125i M Sport, apontado como o rival imediato. Mesmo assim, muito caro.

Mas a Mercedes-Benz tem bons argumentos para vender seu hatch premium. E, literalmente, o caro fala por si. A nova Classe A chega equipada com o sistema MBUX, que conta com assistente por reconhecimento de voz, como se fosse SIRI do iPhone. 

Basta qualquer ocupante dizer “Oi, Mercedes” que ela se coloca à disposição para a próxima interação. De acordo com executivos da marca, o MBUX é o primeiro passo no sistema de “diálogo” entre o carro e o motorista. 

Por hora, o hatch é capaz de obedecer comandos como trocar a estação do rádio, ajustar o ar-condicionado, informar dados do computador de bordo – como autonomia – assim como exibir no imenso quadro de instrumentos com duas telas de LCD, dados de desempenho. É possível até pedir que ela recolha o teto solar e explique suas atribuições de bordo.

Segundo passo
Na nova CLA, versão cupê quatro portas do Classe A, o MBUX já conta com conexão 4G permanente. Esse recurso permite ainda que o carro faça pesquisas na internet, como se fosse um Google ambulante. 

Pé no freio
Mas não é só com perguntas e respostas que a Mercedes quer vender seu compacto de luxo. O Classe A chega ao mercado oferecido na versão A250 Vision, com pacote farto com direito assistentes de frenagem de três estágios. 

O carro é capaz de perceber, num cruzamento, outro veículo cruzando a via, e frenar o carro completamente se ele estiver a até 50 km/h. Entre 51 km/h e 200 km/h ele inicia o processo de frenagem. E acima de 200 km/h até a velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h ele aplica carga total caso seja detectado risco de colisão. 

Tudo isso regado a acabamento em couro nos bancos, console, painéis de portas, além de alumínio e material que simula fibra de carbono. 

Motor
Nos últimos anos a Mercedes-Benz apostou no motor 1.6 turbo de 156 cv como opção para entregar eficiência e bom nível de torque. A próxima opção será o novíssimo 1.3 de 163 cv, que deverá ser a opção padrão para o futuro Classe A Sedan, que chega ainda este semestre.

No entanto, o A 250 Vision chega equipado com uma unidade 2.0 de 224 cv e 35,7 mkgf de torque que dão ao modelo um comportamento esportivo, mas sem as “grosserias” do impetuoso A45 AMG. Segundo os executivos da marca, o motor passa a contar com novo sistema de ajuste de abertura de válvulas batizado de Camtronic. 

Em tese, a tecnologia ajusta o tempo de abertura de acordo com a rotação. Ele deixa as válvulas abertas por mais tempo em rotações elevadas para aumentar a coleta de ar numa situação de maior demanda e antecipa o fechamento e baixas rotações, para um comportamento mais eficiente. 

Num percurso de aproximadamente 300 quilômetros, com direito a trechos urbanos e rodoviários, assim como subidas e decidas de serra, o A250 se mostrou bastante equilibrado. É um motor dócil, mas que muda de postura quando se aperta o acelerador. Mas o que chamou a atenção foi o consumo. O computador registrou média de 13 km/l. Muito do bom trabalho do motor se deve a caixa automatizada de sete marchas e dupla embreagem 7G-DCT, que atua de forma impecável. 

A suspensão independente nas quatro rodas tem ótimo acerto, assim como a direção. Tudo isso faz o Classe A um carro bastante firme e estável em velocidades elevadas. É o que se espera de um hatch de quase R$ 200 mil.

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