Bola da final da Copa do Mundo terá detalhes em dourado e verde

O Globo
29/05/2014 às 18:36.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:47
 (Divulgação)

(Divulgação)

A final da Copa do Mundo, marcada para o dia 13 de julho, no Maracanã, será jogada com uma edição especial da brazuca, nome dado a bola feita especialmente para o megaevento. A Adidas revelou nessa quinta-feira (29) que a bola da grande decisão terá detalhes em verde e dourado sugerindo, inicialmente, as cores da bandeira do Brasil. No entanto, a marca alemã, que patrocina o torneio, disse que as cores não foram inspiradas no Brasil e sim nas cores da taça da Copa do Mundo, feita de ouro com detalhes em verde na sua base.

A bola da final é exatamente igual ao modelo da brazuca que será utilizado em todos os outros jogos da Copa do Mundo. As cores dos detalhes são as únicas diferenças. A brazuca foi lançada no fim do ano passado e entregue a todas as seleções que irão disputar o Mundial. Ela também já foi utilizada em competições como o Mundial Interclubes, Copa do Rei (Espanha) e a Copa da Alemanha.

A brazuca já foi testada por mais de 600 jogadores e ex-jogadores de 30 equipes em dez países diferentes. No Brasil, Palmeiras e Fluminense, que são patrocinados pela Adidas, já treinaram com a brazuca.

Na última terça-feira (27), o goleiro Júlio César elogiou publicamente a bola. Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, ele fez parte de um grande número de jogadores que criticou a jabulani. A principal queixa era a instabilidade da bola em um chute de grande velocidade. Desta vez, ao menos para Júlio César, o problema foi resolvido.

A brazuca tem a mesma tecnologia da câmara de ar das bolas utilizadas na Euro 2012, na Copa da Confederações 2013 e na última Liga dos Campeões, vencida pelo Real Madrid no sábado passado. Mas possui uma inovação estrutural, com uma simetria única de seis painéis idênticos ao lado de uma diferente estrutura de superfície, proporcionando melhor aderência, toque, estabilidade e aerodinâmica no gramado.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por