EX-PRESIDENTE

Bolsonaro se pronuncia após cirurgia: ‘estou estável, mas recuperação exige cuidados intensivos’

Ex-presidente foi submetido ao sexto procedimento cirúrgico após episódio ocorrido em 2018, em Juiz de Fora-MG

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
14/04/2025 às 15:48.
Atualizado em 14/04/2025 às 15:48
Cirurgia é devido ao quadro de suboclusão intestinal - uma obstrução parcial que impede a passagem normal de gases e fezes - apresentado pelo ex-presidente (Reprodução / Instagram Jair Bolsonaro)

Cirurgia é devido ao quadro de suboclusão intestinal - uma obstrução parcial que impede a passagem normal de gases e fezes - apresentado pelo ex-presidente (Reprodução / Instagram Jair Bolsonaro)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou nesta segunda-feira (14), por meio das redes sociais, sobre a cirurgia realizada no intestino delgado, nesse domingo (13). Segundo ele, o processo de recuperação exige cuidados intensivos.

“O procedimento foi necessário para tratar uma obstrução provocada por dobras no intestino delgado. Segundo os médicos, meu estado de saúde é estável, mas a recuperação exige cuidados intensivos e será gradual”, postou Bolsonaro.

De acordo com o ex-presidente, o processo ainda é recorrente do episódio ocorrido em 2018, quando ele foi acertado por uma facada durante a campanha política em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

“Essa foi a sexta cirurgia relacionada ao atentado que sofri em 2018, e já é a nona vez que preciso ser internado por complicações decorrentes daquele episódio. No momento, ainda não há previsão para minha alta”.

Médico comenta cirurgia

O pós-operatório do ex-presidente Jair Bolsonaro será delicado e prolongado, conforme relato nesta segunda da equipe médica que acompanha o político. Bolsonaro passou por uma cirurgia de cerca de 12 horas neste domingo e segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, sem previsão de alta.

Em coletiva de imprensa, o cardiologista Leandro Echenique, que acompanha Bolsonaro desde o episódio em que foi esfaqueado, comentou sobre o processo operatório.“Tinha muita aderência, que são complicações desde o período inicial, de 2018. Se não houvesse aquela primeira cirurgia, as demais não teriam ocorrido”, explicou, acrescentando que “felizmente terminou muito bem”.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por