(Sérgio Melo)
Se, inicialmente, os produtos asiáticos atraiam apenas pelo preço, hoje as melhores marcas gozam de respeito e admiração. Esse é o caso da Dafra Next 250, produzida em parceria com a Taiwanesa SYM, do mesmo grupo da gigante automotiva Hyundai. Mas para que a palavra “parceria” não tenha conotações equivocadas, é bom que se diga que ela é basicamente a SYM Wolf SB 250, com pequenas alterações. Em alguns pontos, ela oferece mais que as campeãs de vendas do segmento, como refrigeração líquida, câmbio de seis marchas e a não tão útil memorização da velocidade máxima. O resultado da tecnologia empregada é a elevada potência de 25 cv, praticamente a mesma de sua maior rival, que tem 50 cc a mais. O assento do piloto é mais confortável que o de motos muito mais caras. O garupa vai em posição elevada com conforto e boa visibilidade. No acabamento, alguns detalhes deixam a desejar. Os manicotos apresentam rebarbas e os retrovisores são difíceis de regular. A coifa de acabamento junto à fixação incompatível com o suporte e as hastes muito curtas não permitem boa visibilidade. Essa Dafra se destaca por oferece conteúdos e equipamentos mais sofisticados que as líderes Dafra next 250 O QUE É? Mistura de “Naked” e “Street”, com aptidão para cidade e estrada. ONDE É FEITA? Fabricação da maioria dos componentes em Taiwan e montagem em parceria com a Dafra de Manaus. QUANTO CUSTA? R$ 13.790 COM QUEM CONCORRE? Suas concorrentes mais próximas custam a partir de: Honda CB 300 R (R$ 12.736), Yamaha Fazer YS 250 (R$ 13.145) e Suzuki Inazuma 250 (R$ 14.900). MOTOR À gasolina, 249 cm, potência 25 cv e torque 2,75 kg. Em altas rotações vibra mais que o desejável. COMO ANDA? Velocidade máxima 140 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos. No trânsito urbano arranca forte, muito mais rápido que os automóveis e “sobra” potência nas velocidades típicas dos grandes centros. Na estrada só com o piloto é ágil e “respira bem” até os 120 km/h, acima disso as reações são lentas. Com garupa o desempenho é comedido e falta reserva para as ultrapassagens. COMO BEBE? Consumo médio cidade 27,2 km/l, e 37,6 km/l, na percurso rodoviário. COMPORTAMENTO: Ciclística leve com reações do guidão adequadas à inclinação e pilotagem prazerosa. O reduzido peso e o assento baixo facilitam as manobras, tornando-a uma boa opção para os baixinhos ou inexperientes. Os freios a disco em ambas as rodas tem funcionamento suave e eficiência de sobra. A suspensão confortável dá conta do recado, com ou sem garupa. CONTEÚDO: Os maiores destaques são: Rodas em liga, tampa do tanque embutida com desenho esportivo, partida elétrica e, painel completíssimo com: velocímetro, conta giros, hodômetro, trip, marcador de combustível, indicador de marcha, relógio, voltímetro, indicador de troca de óleo, aviso de descanso armado e luzes espia. ACABAMENTO: Materiais de boa qualidade, pintura impecável e montagem bem feita. Com exceção de pequenos detalhes o acabamento agrada. PONTOS POSITIVOS: DESEMPENHO ECONOMIA ESTILO PONTOS NEGATIVOS: ACABAMENTO VIBRAÇÃO