Bom desempenho e alta tecnologia

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
29/08/2015 às 10:29.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:33
 (Sérgio Melo)

(Sérgio Melo)

Se, inicialmente, os produtos asiáticos atraiam apenas pelo preço, hoje as melhores marcas gozam de respeito e admiração. Esse é o caso da Dafra Next 250, produzida em parceria com a Taiwanesa SYM, do mesmo grupo da gigante automotiva Hyundai. Mas para que a palavra “parceria” não tenha conotações equivocadas, é bom que se diga que ela é basicamente a SYM Wolf SB 250, com pequenas alterações.   Em alguns pontos, ela oferece mais que as campeãs de vendas do segmento, como refrigeração líquida, câmbio de seis marchas e a não tão útil memorização da velocidade máxima. O resultado da tecnologia empregada é a elevada potência de 25 cv, praticamente a mesma de sua maior rival, que tem 50 cc a mais.   O assento do piloto é mais confortável que o de motos muito mais caras. O garupa vai em posição elevada com conforto e boa visibilidade. No acabamento, alguns detalhes deixam a desejar. Os manicotos apresentam rebarbas e os retrovisores são difíceis de regular. A coifa de acabamento junto à fixação incompatível com o suporte e as hastes muito curtas não permitem boa visibilidade.   Essa Dafra se destaca por oferece conteúdos e equipamentos mais sofisticados que as líderes   Dafra next 250   O QUE É?   Mistura de “Naked” e “Street”, com aptidão para cidade e estrada.   ONDE É FEITA?   Fabricação da maioria dos componentes em Taiwan e montagem em parceria com a Dafra de Manaus.   QUANTO CUSTA?   R$ 13.790   COM QUEM CONCORRE?   Suas concorrentes mais próximas custam a partir de: Honda CB 300 R (R$ 12.736), Yamaha Fazer YS 250 (R$ 13.145) e Suzuki Inazuma 250 (R$ 14.900).   MOTOR   À gasolina, 249 cm, potência 25 cv e torque 2,75 kg. Em altas rotações vibra mais que o desejável.   COMO ANDA?   Velocidade máxima 140 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos. No trânsito urbano arranca forte, muito mais rápido que os automóveis e “sobra” potência nas velocidades típicas dos grandes centros. Na estrada só com o piloto é ágil e “respira bem” até os 120 km/h, acima disso as reações são lentas. Com garupa o desempenho é comedido e falta reserva para as ultrapassagens.   COMO BEBE?   Consumo médio cidade 27,2 km/l, e 37,6 km/l, na percurso rodoviário.   COMPORTAMENTO:   Ciclística leve com reações do guidão adequadas à inclinação e pilotagem prazerosa. O reduzido peso e o assento baixo facilitam as manobras, tornando-a uma boa opção para os baixinhos ou inexperientes. Os freios a disco em ambas as rodas tem funcionamento suave e eficiência de sobra. A suspensão confortável dá conta do recado, com ou sem garupa.   CONTEÚDO:   Os maiores destaques são: Rodas em liga, tampa do tanque embutida com desenho esportivo, partida elétrica e, painel completíssimo com: velocímetro, conta giros, hodômetro, trip, marcador de combustível, indicador de marcha, relógio, voltímetro, indicador de troca de óleo, aviso de descanso armado e luzes espia.   ACABAMENTO:   Materiais de boa qualidade, pintura impecável e montagem bem feita. Com exceção de pequenos detalhes o acabamento agrada.   PONTOS POSITIVOS:   DESEMPENHO   ECONOMIA   ESTILO   PONTOS NEGATIVOS:   ACABAMENTO   VIBRAÇÃO

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