(Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Somente entre 0h e 15h desta segunda-feira (28), o Corpo de Bombeiros registrou 60 solicitações para combater incêndios florestais na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O tempo seco e as altas temperaturas contribuem para o surgimento e a propagação das chamas em diversos pontos da região.
Um dos municípios mais afetados é Betim. Um incêndio teve início numa área particular do bairro Ingá e depois se espalhou para o parque ecológico Felisberto Neves, que é uma unidade de preservação ambiental importante na área urbana do município. Bombeiros e funcionários da prefeitura trabalharam para apagar as chamas, que ameaçam casas vizinhas.
O fogo atingiu cerca 20 mil metros quadrados de área verde particular e 2 mil metros quadrados da área de preservação do Parque Ecológico Felisberto Neves. A causa ainda é desconhecida e será apurada, de acordo com a prefeitura. Um boletim de ocorrência foi lavrado, citando a propriedade privada onde o fogo teve início.
Perto dali, quatro viaturas dos bombeiros se deslocaram para apagar um incêndio no Jardim Brasília que poderia atingir casas do bairro. De acordo com a corporação, uma parte da equipe ficou com a missão de fazer o combate direto e proteger uma área de proteção ambiental, enquanto outra teve de cercar o fogo, para não que atingisse casas e carros. O incêndio já foi controlado e não houve danos ou vítimas.Prefeitura de Betim/Divulgação
Além dos bombeiros, funcionários da Prefeitura de Betim trabalham no combate ao incêndio em parque
Em Belo Horizonte, um grande incêndio foi debelado pelos bombeiros durante a madrugada. Sete viaturas tiveram de atuar para combater as chamas numa mata do bairro Taquaril, na região Leste. Estima-se que 20 hectares tenham sido atingidos pelo fogo.
Interior
No interior do Estado, vários incêndios florestais também têm sido registrados. Um dos casos ocorreu nesta segunda-feira no Parque Estadual da Serra do Cipó, em Santana do Riacho. O local do incêndio é de difícil acesso, mas brigadistas do parque e bombeiros trabalham no combate.