(Holy See Press Office)
CIDADE DO VATICANO - O brasão do papa Francisco se parece com o que ele escolheu quando era arcebispo de Buenos Aires e é de uma "simplicidade linear", assinalou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
O brasão formado de um escudo azul no qual a maior parte é representada pelo símbolo da ordem dos jesuítas à qual ele pertence, ou seja, um sol com uma cruz e as letras IHS, que o nome de Cristo.
Em cima do escudo, estão os símbolos do papado que Bento XVI já utilizou, uma mitra colocada entre duas chaves, uma de ouro e outra de prata, unidas por um cordão vermelho, que representam simbolicamente as chaves de São Pedro.
A única diferença entre o brasão de arcebispo e o de papa está no tocado, porque Francisco tinha antes o barrete de cardeal em seu escudo de armas e agora tem a mitra, informou Lombardi.
Na parte de baixo do escudo tem, à esquerda, uma estrela, símbolo da Virgem Maria, e, à direita, um nardo, símbolo de São José, o padroeiro da Igreja católica.
A divisa do papa Francisco, "miserando atque eligendo", está situada abaixo do brasão. Estas palavras, tiradas da homilia de São Beda em homenagem à misericórdia divida, significam "eleito porque perdoado".