A participação do Brasil na conferência do clima continua em evidência. “É uma participação de liderança”, afiança Milton Nogueira, especialista em mudanças climáticas, que participa da COP21.
“Há muitos anos, a voz que o Brasil apresenta é importante para muitos outros países, e continua com essa liderança. Isso, porque o Brasil, mais que qualquer outro país, reduziu as emissões pela introdução de energia renovável nas últimas décadas, com a hidrelétrica e o etanol, e, agora, vem enfatizando a energia eólica e fotovoltaica. Então, num plano geral, o Brasil é uma das lideranças consolidadas na conferência do clima”, diz.
De acordo com Milton Nogueira, a presença do Brasil tem sido bem vista pelos demais países. A presidente Dilma Rousseff, a exemplo de outros chefes de Estado e de governo, já apresentou a posição do país e as propostas para diminuir emissões e para programas de adaptação. Com o início das discussões técnicas, o que se pode esperar, segundo Nogueira, é o aprofundamento dos temas para ajustar os programas às necessidades e capacidades de cada país.