Briga em prisão no México deixa ao menos 13 detentos mortos

AFP
28/04/2013 às 09:52.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:13

MEXICO - O número de mortos por uma briga registrada na madrugada de sábado (27) em uma prisão do estado de San Luís Potosí, no norte do México, passou de 11 para 13, com o falecimento de dois dos feridos, que agora somam 87, disse o governador Fernando Toranzo.

"Temos que lamentar a perda da vida de 13 réus, outros 22 estão em estado delicado de saúde (...) e 65 feridos não precisaram ser hospitalizados", disse em uma coletiva de imprensa o governador de San Luís Potosí.

A briga se espalhou por três quartos da área de dormitórios da prisão Pila e envolveu uma centena de presos, segundo as autoridades.

No confronto, os réus usaram apenas armas brancas improvisadas, explicou o governo estatal.

"Tanto o diretor quanto o vice-diretor e todos os funcionários (da prisão) que estiveram no turno no qual ocorreu o evento estão a disposição da autoridade competente para fazer as indagações correspondentes", acrescentou Toranzo.

A Comissão Nacional de Direitos Humanos reportou que durante 2011 e o primeiro semestre de 2012 houve um total de 278 presos mortos nas prisões do México por incidentes como brigas e suicídios.

A superpopulação carcerária é um problema visto em todas as penitenciárias mexicanas, que também registraram recentemente fugas em massa de até mais de cem presos em apenas um evento.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por