(Márcia Andrade/CVBMG)
O 'Busão da Vacina' da Cruz Vermelha chega à última semana em Minas Gerais. Até esta quarta (28), a ação irá aplicar vacinar contra a Covid-19 moradores de Ribeirão das Neves, a primeira cidade atendida pelo projeto na Grande BH. A expectativa é de aplicar 500 doses da AstraZeneca e da Pfizer por dia. Já na sexta (30), o veículo atende a Esmeraldas. Os fabricantes e a quantidade de imunizantes a ser utilizada no local não foram informados pela iniciativa.
Em Ribeirão das Neves serão vacinadas pessoas acima de 39 anos, além de grávidas, lactantes e puérperas. No município vizinho, o público-alvo são moradores com mais de 37 anos.
As doses disponibilizadas e os profissionais da saúde que aplicam os imunizantes são fruto de um parceria com as secretarias municipais de Saúde em cada cidade por onde o veículo oferta o serviço.
A iniciativa, que conta com um ônibus transformado em unidade de vacinação, irá levar proteção contra a Covid-19 e outras doenças a diferentes regiões do país. Minas Gerais é o primeiro Estado do Sudeste que recebe a ação. Desde 17 de junho já foram atendidas mais de 11 mil pessoas em 13 localidades do interior mineiro, começando por Brasília de Minas, na região Norte.
O projeto é realizado pela Cruz Vermelha Brasileira em parceria com a Mercedes Benz e Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. A circulação em Minas conta com a participação do governo do Estado, Secretaria de Estado de Saúde e Movimento Unidos Pela Vacina.
O 'Busão da Vacina' possui três salas de imunização, três mesas para cadastro da população e testes rápidos e vinte cadeiras para acomodar os atendidos. Após 30 de julho, o projeto encerra as ações por aqui e segue para municípios do Rio de Janeiro.
Para receberem o imunizante contra Covid-19, moradores de Ribeirão das Neves e Esmeraldas devem apresentar documento de identificação com foto. Confira os locais de vacinação nas cidades da Grande BH. O horário de atendimento é de 9h às 18h.
Ribeirão das Neves:
Esmeraldas: