Vacinação de cães e gatos é uma das principais formas de controle da raiva (Pedro Ricardo/SES-MG)
Cães e gatos de Belo Horizonte poderão receber a vacina contra a raiva no próximo dia 16. De acordo com a prefeitura da capital, a data será dedicada especificamente para a campanha na cidade.
O objetivo é imunizar cerca de 280 mil animais. Para isso, serão disponibilizados aproximadamente 250 pontos de vacinação, que ainda serão confirmados no Portal da Prefeitura. Para garantir a fluidez da iniciativa, no dia não haverá aplicação das doses contra a Covid-19.
A raiva é uma doença infecciosa transmitida ao ser humano pela saliva e secreções de animais infectados, principalmente por mordidas, arranhaduras e lambeduras. Cães e gatos são a principal fonte de infecção, mas há também morcegos, raposas, gatos do mato, saguis e gambás. Bois, vacas e cavalos também são transmissores da enfermidade. A letalidade é de quase 100%.
Em decorrência dos registros da doença, o Parque Municipal, no Centro de BH, precisou ser fechado. Só neste ano, pelo menos 11 morcegos foram diagnosticados com raiva. O espaço de lazer só será reaberto quando todos os felinos que vivem no local forem imunizados.
Em caso de dúvidas, a prefeitura disponibiliza os centros de zoonoses, espalhados pelas nove regionais da cidade. Veja os telefones para contato:
Segundo o Executivo municipal, não há registro de raiva em humanos na metrópole desde 1984. Em gatos e cães, a doença não ocorre há 36 e 32 anos, respectivamente.