RIO DE JANEIRO - Uma queima de cabos de média e baixa tensão da Light em bueiros na esquina das ruas Aníbal de Mendonça e Visconde de Pirajá, em Ipanema, zona sul do Rio, deixou sem luz diversos moradores e comerciantes na região desde as 4 horas deste domingo (12).
Em nota oficial, a Light disse que técnicos da concessionária trabalham no local desde a madrugada para restabelecer o fornecimento de energia.
A companhia afirmou que o incidente aconteceu em razão do furto de cabos de energia na rede subterrânea, o que sobrecarregou a rede elétrica e provocou curto-circuito em cabos de baixa tensão, gerando um incêndio que também atingiu cabos de alta tensão.
Lojas, farmácias e restaurantes das redondezas ficaram fechados até a tarde, e parte dos moradores de Ipanema e Lagoa continua sem energia.
"Acordei de madrugada morrendo de calor com o ar condicionado desligado. Continuamos sem luz. O perigoso é que sempre tem muita gente na rua de madrugada", conta o médico Luiz Alfredo Goettons, morador de um prédio na esquina onde aconteceu o acidente.
Faltou energia também nos bairros Copacabana e Leblon, mas, às 8h30, o caso havia sido resolvido nestes locais. A previsão é que o fornecimento em toda a região seja normalizado ainda neste domingo.
Funcionários da CET-Rio que trabalhamo no local pedem atenção aos motoristas e pedestres que trafegam por lá devido aos sinais de trânsito que podem estar sem energia nestes trechos.