Calor e tempo seco causam riscos à saúde e de queimadas
(Maurício Vieira/Hoje em Dia)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, nesta sexta-feira (13), os números de cidades mineiras em alerta para onda de calor e tempo seco. Conforme o balanço, 786 municípios podem sofrer com reflexos da baixa umidade do ar e temperaturas elevadas.
Segundo o instituto, são três alertas, amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo), com umidade relativa do ar abaixo de 12%. Para conferir as cidades que estão nos avisos, clique aqui.
Além de riscos de incêndios florestais, as pessoas podem sofrer com desconforto nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça. Os níveis são alarmantes e estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O percentual indicado como saudável para a população é acima de 60%. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.
Clique aqui e confira as cidades que estão em alerta vermelho, nível mais grave dos avisos.
BH, onde não chove há mais de 147 dias, tem previsão de dia com céu claro com temperatura diurna elevada e baixa umidade do ar, à tarde. A mínima chegou a 16°C e a máxima deve ultrapassar os 31ºC.
Confira orientações:
Os moradores da capital podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.