Alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia
Tempo quente e muito seco obriga cuidados reforçados com a saúde (Maurício Vieira)
Nada de refresco. O tempo segue extremamente seco em Belo Horizonte nesta quinta-feira (22). A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 20%, índice prejudicial à saúde. O calorão volta a castigar os moradores da capital, com os termômetros podendo chegar a 31°C.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o cenário de secura e calor é o mesmo no restante do Estado, só que ainda mais intenso em algumas localidades, que podem registrar máxima de até 36°C, como no Norte de Minas.
O Inmet reforça ainda que a onda de calor persiste, atuando sobre o Triângulo, Sul e Zona da Mata, mantendo as temperaturas 5°C - ou mais - acima da média pelo sétimo dia consecutivo.
O tempo quente e muito seco obriga cuidados reforçados com a saúde. O ideal é que a umidade relativa do ar fique em torno de 60%, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Índices inferiores são prejudiciais à saúde, podendo causar desconforto nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça.
Além de beber muita água, umidificar o ambiente e evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, é recomendado não praticar atividades físicas nas horas mais quentes do dia, principalmente ao ar livre.
Para o meio ambiente, o tempo seco também representa perigo, pois aumenta o risco de incêndios florestais.