Câmera de ré: para evitar acidentes durante manobras

09/05/2016 às 14:42.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:20

Existem alguns dispositivos eletrônicos que vão se tornando tão importantes para a segurança que em alguns países já são obrigatórios. Nos Estados Unidos, por exemplo, os automóveis já devem necessariamente oferecer as câmeras de ré, que exibem - quando o motorista engata a marcha-ré - o que está atrás do automóvel.

E por quê as câmeras de ré foram tornadas obrigatórias? Por que as estatísticas revelaram um grande número de atropelamentos provocados por automóveis nas manobras em marcha ré. O NHTSA, órgão norte-americano de segurança veicular, divulgou números assustadores destes acidentes, principalmente com crianças, pois são de menor estatura e de presença ainda mais difícil de ser percebida pelo motorista.

Existe também uma outra legislação que obriga os veículos comerciais a disparar um alerta sonoro quando o motorista engata a ré. Exatamente para chamar atenção do pedestre que esteja nas proximidades do veículo. Neles, é ainda mais difícil o motorista perceber a presença de alguém na traseira.

Apesar de não ser obrigatória, vários modelos brasileiros oferecem esta câmera que é automaticamente acionada com a ré. E sua imagem é projetada, em geral, na tela de multi-midia no painel. Alguns outros automóveis exibem a imagem da câmera no espelho retrovisor. Muitos motoristas acham que sua finalidade é exclusivamente para auxiliar nas manobras, mas é também para evitar acidentes.

O sucesso das imagens obtidas a partir das câmeras de ré está levando vários fabricantes a imaginar que elas venham a substituir também os espelhos retrovisores externos. Elas são muito mais eficientes pois aumentam o alcance de visibilidade do motorista.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por