Camila Tardeli: Teatralidade em Foco

15/02/2015 às 07:59.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:02

Hoje eu não pensei duas vezes antes de escolher o nome desse estilista que também pode ser chamado de artista, Juan Carlos Antonio Galliano Guillén ou simplesmente John Galliano. Com tanta maquiagem em destaque era necessário falarmos de uma personalidade deslumbrante.

Um visionário inglês, nascido em 1960, que carrega consigo adjetivos como extravagante, teatral, romântico e, até mesmo, nostálgico. Mas acima de tudo, um homem seguro no uso de cores vibrantes e que faz desta a sua marca registrada. Sua criatividade e todas as suas inspirações são resultantes de pesquisas históricas, de viagens ao redor do mundo. Não há um trabalho sequer que não seja temático.

Formou-se na Saint Martins School of Art em 1984 e sua coleção da graduação denominada Les Incroyables já traduzia sua habilidade para a moda. Era sua vez de mudar a forma de se cortar, montar e vestir uma roupa e Londres era o cenário perfeito para tal. Mas sua rara imaginação esbarrou em seu grande defeito: ausência de senso para os negócios. Coleções nada comerciais e um único resultado: a falência – o final apropriado para aquela década de excessos.

De resto, sua reputação fez com que um novo ato em sua carreira se iniciasse junto com os anos 90.

Em 1993, Galliano foi apresentado a uma riquíssima socialite chamada Sao Schlumberger, que o emprestou seu palacete ao lado do Jardin de Luxembourg, em Paris para que fosse apresentada uma pequena coleção em 1994.

Foram dezessete looks no mesmo tecido preto (grana curta) desfilados por Kate Moss, Linda Evangelista e Christy Turlington (de graça) em nome da velha amizade com o estilista. O convite era uma chave enferrujada com uma etiqueta manuscrita. Com o término do desfile, as portas estavam novamente abertas para Galliano. Um ano após, em 1995, o grupo LVMH (grupo que reúne empresas de luxo) o nomeou estilista chefe da Givenchy, e dois anos depois, da Christian Dior.

De lá para cá, espetáculos atrás de espetáculos e a certeza de que ainda há muito para ser apresentado antes do apagar das luzes.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por