Caminhão atinge mercado de Natal em Berlim e mata nove pessoas

Folhapress
Hoje em Dia - Belo Horizonte
19/12/2016 às 18:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:08

Um caminhão atingiu um mercado de Natal lotado no centro de Berlim na noite desta segunda-feira (19). Segundo a polícia, pelo menos nove pessoas morreram e 50 ficaram feridas no incidente. Ainda de acordo com a polícia, um dos ocupantes do caminhão foi preso -investiga-se se ele é o motorista. Um segundo ocupante morreu no local. O porta-voz da polícia afirmou à rede de TV ZDF que o suspeito foi preso próximo ao local do ataque.

A polícia alemã suspeita que tenha sido um atentado como o de Nice, na França, onde 86 pessoas morreram ao serem atropeladas por um caminhão durante a celebração do Dia da Bastilha, em julho.

O mercado fica em frente à Igreja Kaiser-Wilhelm, mantida em ruínas após a Segunda Guerra Mundial e um ponto turístico de Berlim. O local fica na avenida Kurfürstendamm, que abriga um intenso comércio e que era o centro de Berlim Ocidental durante a Guerra Fria.

"Eu ouvi um grande barulho e então fui em direção ao mercado de Natal e vi muito caos, vários feridos. Foi realmente traumático", disse o jornalista Jan Hollitzer, do jornal "Berliner Morgenpost". A Redação do diário fica em frente à praça onde ocorreu o incidente.

Uma turista disse à rede CNN que o caminhão aparentava estar a uma velocidade de 65 km/h quando atropelou as pessoas. Segundo o jornal "Der Tagesspiegel", o caminhão tinha placa polonesa. A polícia pediu aos berlinenses que não saiam de casa e não espalhem rumores. A corporação informou, porém, que não há mais situação de perigo na região do ataque.

O prefeito de Berlim, Michael Müller, visitou o local do ocorrido. "Nossos pensamentos estão com as vítimas e feridos", afirmou Müller. "O que se vê aqui é dramático."

A chanceler alemã, Angela Merkel, está reunida com o ministro do Interior, Thomas de Maizière, e deve falar em breve sobre o atentado. O porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, afirmou: "Estamos de luto e esperamos que os numerosos feridos recebam a ajuda necessária".

O responsável pelo mercado, um dos mais tradicionais de Berlim, afirmou à imprensa alemã que a feira ficará fechada por tempo indeterminado.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por