Mulheres não podem dirigir nem falar na igreja. Mulheres não deveriam ter direitos, trabalhar ou votar. Mulheres deveriam ficar em casa, ser escravas e ficar na cozinha. Mulheres precisam saber qual é lugar delas, ser controladas e disciplinadas.
As frases acima são de uma série de anúncios de uma campanha da ONU Mulheres, desenvolvida por Memac Ogilvy & Mather Dubai. As peças publicitárias usam fotos de mulheres com o campo de busca do Google na boca delas. As sugestões de resultados são reais, extraídas com base em pesquisas feitas em março de 2013.
A proposta é revelar a prevalência generalizada do machismo no mundo e a discriminação contra as mulheres. Os textos citam exteriótipos e a ideia de negação absoluta de direitos das mulheres.
"Os anúncios são chocantes, porque eles mostram o quanto ainda temos a percorrer para alcançar a igualdade de gênero. Eles são uma "chamada de despertar" e esperamos que a mensagem circule pelo mundo", explica Kareem Shuhaibar, da equipe e criação.
Veja as peças abaixo:
Avaliação
Para a ONU Mulheres, as pesquisas reforçam a necessidade de intensificar a luta pela igualdade de direitos no mundo. A instituição espera que a iniciativa tenha boa repercussão e incentive a discussão sobre o problema.
Na internet, a campanha é promovida com a hashtag #womenshould.
*Com informações da http://www.unwomen.org/en