(Divulgação)
Uma das mais talentosas atletas do mundo também é uma investidora em novos negócios e está à procura de novas parcerias. O fenômeno do tênis Serena Williams foi a convidada de honra para fechar a série de palestras para investidores, financistas e empresários que lotaram os 43 mil metros quadrados da XP Expert, durante dois dias em São Paulo.
A americana, que teve a vida retratada em um filme com o astro Will Smith recentemente, disse que se preparou muito estudando e trabalhando exaustivamente para transformar sua startup em uma empresa de investimentos que tem em seu portfólio mais de 13 unicórnios - empresas que atingem uma valorização acima de US$ 1 bilhão sem ter presença na bolsa.
Envolvida em projetos sociais, Serena tem parceria com diversas empresas e também empreendimentos próprios, como roupas e jóias. Há oito anos, criou a Serena Ventures, uma empresa de capital de risco que aposta em ideias não convencionais de pessoas e mercados historicamente negligenciados. “Eu oriento as pessoas a buscarem alguma coisa que realmente amam”, explica Serena.
(Divulgação)
A atleta conta que tem muitos projetos na África, por exemplo, e busca tornar a economia mais inclusiva. “O Brasil é o próximo passo”, anunciou animada durante a palestra de encerramento do evento.
Serena diz que tudo o que conseguiu foi graças a um time motivado, em que cada um cumpre bem seu papel. Serena falou sobre sua trajetória de vida, superação e como descobriu seu lado como empreendedora. “Nós gostamos de nos desafiar a ir mais longe, a pensar diferente”, afirma a tenista.
Aos 40 anos, a norte-americana é vencedora de 23 torneios de Grand Slam. E diz que ela teve que aprender a ser resiliente e que qualquer um pode fazer grandes conquistas, desde que se dedique bastante todos os dias.
“O que é mais importante é o que eu coloco no meu copo - minha família, meu Deus. No fim do dia, muitas coisas não couberam. E temos muito a fazer. Então, meu conselho é priorizar o mais importante. O que não for importante vai ficar fora do copo”, disse a atleta.
Mais nova de cinco irmãs, Serena começou a praticar o esporte aos três anos e entrou na liga profissional em 1995. O primeiro título veio em 1999, na França, e, neste mesmo ano, venceu o US Open. Apelidada de Rainha das Quadras, ocupou seis vezes o topo do ranking da WTA (do inglês Women's Tennis Association).
No ano passado, o início da trajetória de Serena e da irmã, Venus, no tênis foi retratado no filme King Richard - criando campeãs, que retrata o plano do pai delas para transformá-las em atletas de ponta e campeãs. Estrelado por Will Smith (Richard), Demi Singleton (Serena) e Saniyya Sidney (Venus), o filme recebeu indicação a seis Oscars deste ano, levando a de Melhor Ator.
“Nós produzimos o filme. E minha irmã estava no set todos os dias. Eu disse que se era para contar a história era pra ser como aconteceu. Foi muito emocionante e divertido. Eu gostei muito.”
Serena se emocionou quando viu as crianças de um projeto social de tenistas mirins que foram ao evento para conhecê-la e deu um recado: “Não deixem que ninguém diga a vocês que não podem fazer. Trabalhem duro, nunca desistam dos seus sonhos, pode ser tênis ou qualquer sonho. Nunca desistam” , finalizou.