(Patrícia Santos Dumont/Hoje em Dia)
Os primeiros candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nesse sábado (24) e domingo (25), começaram a chegar cedo ao campus Pampulha da UFMG. O local é, historicamente, o que recebe, em Belo Horizonte, o maior número de aspirantes a uma vaga na universidade.
Na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), o movimento ainda é pequeno, mas alguns jovens, mais ansiosos e na expectativa pelo primeiro dia de provas, já estão no local. Caso de Camila Evangelista Godoi, de 17 anos, e do amigo dela, Crisley Felipe Pereira, de 20.
Colegas de turma numa escola na região de Venda Nova, na capital, eles se anteciparam em uma hora e meia para não correrem o risco de encontrarem os portões fechados. "Estou bem ansiosa, mas acho que me preparei bem", comentou Camila, que pretende fazer faculdade de administração, assim como Crisley.
Faculdade de Letras
Na Faculdade de Letras, o movimento também é tímido. Ágata Cibele, de 17 anos, chegou muito cedo no ano passado. Esse ano, para não ficar ansiosa, preferiu não se antecipar tanto. Ela, que almeja seguir carreira de bióloga, se diz preparada. "Estou bem tranquila hoje. Ano passado não fui tão bem na prova, então peguei mais firme dessa vez", comentou.
Os portões abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham, pontualmente, às 13h, meia hora antes do início das provas. O fim dos testes do primeiro dia - de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias - será às 17h30.
Para fazer o exame, é necessário levar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), 7,7 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem deste ano. O número é 11% inferior ao do ano passado.
Atualizada às 12h21