Sem correria

Candidatos do 'Enem dos Concursos' pulam cedo da cama para chegar aos locais de prova em BH

Muitos vieram da Grande BH para fazer a prova na capital

DO HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
18/08/2024 às 08:29.
Atualizado em 18/08/2024 às 08:29
Movimentação ainda é tranquila no bairro Floresta (Ana Paula Lima)

Movimentação ainda é tranquila no bairro Floresta (Ana Paula Lima)

Nada de correria. Na tentativa de driblar a ansiedade e buscar o melhor resultado no “Enem dos Concursos”, parte dos 61 mil inscritos para o Concurso Nacional Unificado (CNU) pulou cedo da cama neste domingo (18). Batizada de Enem dos Concursos, a seleção terá provas às 9h e às 14h30 para todos os cargos. No país, são 2,1 milhões de candidatos disputando 6.640 vagas em 21 órgãos federais. Só em Minas, participam 169 mil. 

Na capital mineira, a movimentação de candidatos nos locais de prova começou antes mesmo da abertura dos portões, às 7h30. O edital determina que ninguém poderá entrar após as 8h30. Mesmo morando no Centro, para não correr nenhum risco de ficar de fora do concurso, o maior já feito no país, o contador Marcelo Assis, de  44 anos, chegou cedo em uma faculdade do bairro Floresta, na região Leste, antes da abertura dos portões.

"Levei só 10 minutos, mas prefiro chegar com tranquilidade", conta o candidato, que já chegou a perder uma prova de concurso porque o trânsito estava complicado devido a uma corrida rústica. Ele trabalha em uma empresa pública - mas com contrato CLT - e agora sonha com a estabilidade. 

Jeiel da Silva veio de Venda Nova (Ana Paula Lima)

Jeiel da Silva veio de Venda Nova (Ana Paula Lima)

Quem também chegou cedo foi o técnico em enfermagem Jeiel Domingos da Silva, de 38 anos, que mora em Venda Nova, e saiu de casa 6h. Ele aproveitou para deixar a namorada no trabalho e seguiu para o bairro Floresta. O candidato vai tentar uma vaga para o nível intermediário (ensino médio). "Não me preparei muito, mas se for da vontade de Deus...", conta Jeiel, que também quer estabilidade. 

Já Celandine Louise Soares Miranda, de 23 anos, veio de Vespasiano, na Grande BH, para fazer a prova na região Leste de BH. A jovem acabou de se formar em fisioterapia e trabalha como auxiliar de ensino. Ela veio de carro e conta que o trânsito estava tranquilo. "Infelizmente, não consegui me preparar muito, mas tenho feito provas de concurso para ganhar experiência", disse ela, que veio com a irmã, Madeline Julia Soares Miranda, de 19 anos.

 Outra candidata da região metropolitana é Silvia Oliveira, de 42 anos. A técnica em segurança do trabalho mora em Santa Luzia. Veterana em concursos - pois já tenta há algum tempo -, ela saiu de casa às 6h15. "Gosto de chegar cedo para fazer um bom planejamento e evitar imprevistos", conta a candidata, que veio com kit concurso: chocolate, água e três canetas pretas. Ela tenta uma vaga para auditor do trabalho.

Prova do CNU terá 2h30 de duração

A duração da prova na parte da manhã é de 2h30. Os candidatos de nível intermediário vão responder questões de português e os de nível superior, de conhecimentos gerais. Todos terão que fazer um redação. 

À tarde, a abertura dos portões acontece às 13h, com fechamento às 14h e início das provas às 14h30. A duração será de 3h30 para a maioria dos cargos. Quem busca uma vaga de nível intermediário irá responder questões de noções de direito, matemática e realidade brasileira. Para os candidatos de nível superior, serão avaliados os conhecimentos específicos. Quem aguardar até os últimos 30 minutos de aplicação do exame receberá uma folha para anotar as respostas, em cada turno, e poderá levá-la para casa. 

Os cadernos de provas serão disponibilizados na página oficial do CNU - www.gov.br/concursonacional - após as 20h deste domingo. Já o gabarito preliminar será divulgado na terça-feira (20), no mesmo endereço. Os salários iniciais vão de R$ 4.407,90, para nível médio no IBGE, a R$ 22.921,71, para auditor.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por