Candidato do Podemos explica que ideia é filtrar o lixo antes que chegue aos canais de drenagem
Carlos Viana visitou a avenida Tereza Cristina, no bairro Gameleira, região Oeste da capital (Divulgação / campanha Carlos Viana)
Durante caminhada pela avenida Tereza Cristina, conhecido ponto de alagamentos em dias de chuva forte em Belo Horizonte, o candidato a prefeito Carlos Viana (Podemos) sugeriu a implementação de 'bueiros ecológicos' em pontos considerados críticos como este da região Oeste. Eles filtrariam o lixo antes que chegue aos canais de drenagem.
Viana também propôs a adoção de caixas de contenção em residências, uma solução simples e colaborativa entre governo e população. Essas caixas, similares às usadas em regiões do Nordeste, armazenam a água da chuva para reutilização doméstica, ajudando a reduzir a pressão sobre o sistema de drenagem.
“Com essas caixas, podemos não só controlar a vazão para os córregos, mas também reduzir o consumo de água das famílias, o que beneficia tanto o meio ambiente quanto o bolso dos moradores”, comentou.
O candidato do Podemos destacou que as ações implementadas pela Prefeitura precisam contar com o apoio da população, que deve jogar o lixo em locais adequados.
“A solução para as enchentes em Belo Horizonte passa primeiramente por uma educação ambiental. Trabalhamos muito para conscientizar a população a não jogar lixo nas ruas e não entupir bueiros”, disse.
O senador destacou que muitas obras de drenagem na cidade, conduzidas em parceria entre PBH e o Governo do Estado, estão em andamento, mas avançam de forma lenta.
"Temos três grandes bacias que precisam ser terminadas, e outras áreas que precisam de ampliação. Um exemplo é o bairro Calafate, onde o rio é contido por um paredão que impede o escoamento da água. Precisamos construir ali uma grande bacia de contenção", destacou.