(Greg Baker/AFP)
O mercado chinês tem mais de sessenta marcas de automóveis e veículos comerciais, como caminhões, ônibus, tratores e todo mais que se move sobre rodas tracionado por motores. A grande maioria destas marcas são desconhecidas no restante do mundo e os chineses não preocupam muito (pelo menos por enquanto) que elas se espalhem. Por aqui, marcas como Chery, JAC, Lifan e Geely (que acabou de abandonar o mercado brasileiro) já fazem parte da paisagem congestionada do trânsito, e nem imaginamos o que mais há na terra do Kung Fu.
Um desses modelos, é o Karlmann King, da IAT-Auto. O nome que homenageia o rei Carlomano da Baviera, é uma utilitário-esportivo (SUV) com linhas angulosas que mais parecem um estudo para o próximo Batmó-vel com o bombardeiro F-117. O jipão foi exposto já com preço sugerido, na ordem de US$ 1,85 milhão (R$ 6,5 milhões).
No entanto, a marca faz mistério sobre o que grandalhão pavoroso tem para oferecer. Por hora, o fabricante não divulgou lista de conteúdos e nem conjunto mecânico que equipa o trambolho.
Outra marca que apostou no segmento SUV é a Haval, que levou diversos modelos para a mostra, dentre eles os anabolizados H5 e H7. Já a Chery, que por aqui fabrica o Celer e o QQ, levou um híbrido de jipe e cupê.