Carros para não comprar em 2019

Marcelo Ramos
11/01/2019 às 17:49.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:59
 (Marcelo Ramos)

(Marcelo Ramos)

Atualizações de linha e troca de gerações acontecem todos os anos. O problema é que muitas vezes o consumidor acaba de retirar o modelo da concessionária e depois de poucas semanas uma reestilização ou até uma outra geração é lançada, o que deprecia o carro novo. 

Pior ainda é quando a novidade tem equipamentos e mecânica mais moderna. Então, saiba quais são os modelos que passarão por metamorfose este ano e pondere se vale a pena ou não esperar.

Sandero e Logan
A dupla franco-romena vai entrar no bisturi, pela primeira vez desde o fim de 2013, quando a Renault remodelou o sedã e meses depois atualizou o hatch. 

Visualmente, as mudanças se concentraram nos para-choques. No caso do Sandero, haverá também uma plástica nas lanternas que se esticaram sobre a tampa do porta-malas, conforme imagens divulgadas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Sob o capô, a única novidade é a inclusão da caixa CVT associada ao motor 1.6 16v de 120 cv. Esse conjunto já tem sido adotado na marca desde 2016, nos utilitários Captur e Duster. 

HB20
A Hyundai nunca escondeu que se inspirou no Gol para desenvolver o HB20. Agora a marca sul-coreana também vai aplicar a mesma técnica metamórfica para lançar o novo HB20, inspirado no conceito apresentado no Salão de São Paulo. 

Trata-se da mesma plataforma, o que mudará são os painéis de carroceria, tal como ocorreu com as duas primeiras gerações do Gol, feitas sobre a plataforma BX. A previsão é que o novo HB20 chegue no segundo semestre.

Onix e Prisma
Líder de vendas há quatro anos, o Chevrolet Onix também passará por mudanças no meio do ano. No entanto, ele ganhará uma geração totalmente nova, que utiliza a plataforma global para mercados emergentes GEM. Além de novas dimensões, o carrinho também ganhará novos motores, ambos turbo, 1.0 de 125 cv e 1.3 de 163 cv. 

Junto do Onix, o Prisma também receberá nova geração. O carro já foi flagrado na China, onde será vendido como Onix Sedan. Bem maior, com 4,48 metros e maior distância entre-eixos, ele é cotado para substituir não apenas a atual geração, mas também para preencher a vaga do Cobalt, que se defasou diante dos compactos modernos como Yaris e Virtus. A estreia será no segundo semestre.

Corolla
Outro líder que também entrará no bisturi será o Corolla. A Toyota já anunciou a chegada de uma nova geração, que inclusive terá motorização híbrida e bicombustível. Segundo a marca serão investidos R$ 1 bilhão no desenvolvimento do modelo, que também inclui aperfeiçoamento da linha de montagem para receber a nova plataforma modular TNG, na planta de Indaiatuba (SP).

O novo Corolla foi revelado no segundo semestre do ano passado, para o mercado europeu. Ele ganhou nova carroceria, mas mantém o estilo sóbrio, com os três volumes bem definidos. Exibe arrojo na parte frontal marcada por uma imensa grade e faróis mais afilados.

Além da versão híbrida que combina o novo motor 2.0 flex com um módulo elétrico semelhante ao do Prius, ele também será oferecido apenas com propulsão a combustão e deverá manter a caixa CVT.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por