Três medalhas comemorativas da vinda do papa Francisco ao Brasil em bronze, prata e ouro foram entregues pela Casa da Moeda ao cardeal Tarcisio Bertoni, secretário de Estado do Vaticano, na residência Assunção, no Sumaré, onde o pontífice está hospedado. O papa não compareceu à cerimônia, transferida do Cristo Redentor para o Sumaré por causa da chuva.
As medalhas estão à venda no site da Casa da Moeda. A de bronze custa R$ 45, a de prata, R$ 230 e a de ouro tem preço sob consulta. A entrega das medalhas teve um coral de idosos da igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. "Foi uma pena o papa não ter podido participar, mas foi muito bonito. A Casa da Moeda participa de todas as datas importantes para o País", disse o presidente em exercício da instituição, Marcone Leal.
Até o final desta manhã, não foram divulgadas informações sobre a primeira noite do papa no Rio. Ao que tudo indica, o pontífice não deixará o Sumaré nesta terça-feira, 23. A residência fica ao fim de uma estrada que não está bloqueada pela polícia, mas, desde cedo, só há circulação de policiais e jornalistas perto da portaria. Apenas um fiel apareceu: o corretor de imóveis Manuel Pereira trouxe uma edição especial da Bíblia comemorativa da vinda do papa João Paulo II ao Brasil em 1980. Pereira queria um autógrafo do papa. "Na multidão não tinha como, por isso preferi vir à casa dele no Rio. Já estou feliz só de estar aqui", disse.
Selo oficial
Os Correios farão o lançamento de um selo em homenagem ao papa Francisco. O selo traz, em primeiro plano, a imagem do papa no gesto de emissão de bênção, tendo, ao fundo, a representação da Baía de Guanabara e, à esquerda, o monumento do Cristo Redentor.