A variante Ômicron do coronavírus já foi responsável pela contaminação de 138 pessoas em Minas até a manhã desta segunda-feira (3). Conforme dados atualizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a cepa foi identificada em 18 cidades.
Até a última terça (28), eram 130 notificações confirmadas. Belo Horizonte é o município com mais casos identificados: 76. A capital mineira é seguida de Extrema, no Sul de Minas, com 19.
Ainda segundo a SES, entre os casos positivos há registros de pacientes sem histórico de viagem internacional, contato com caso confirmado da nova variante ou alguma pessoa que tenha chegado do exterior, caracterizando transmissão comunitária.
Por aqui, a mutação foi identificada em mineiros de 3 a 68 anos. Mais de 53% (74) eram mulheres e 17 apresentaram registro de imunização. Em outros 121 casos a situação vacinal está em investigação.
“Diante das investigações epidemiológicas realizadas até o momento, não houve necessidade de internação hospitalar, apenas com isolamento domiciliar, cumprindo os protocolos de saúde e sanitários”, informou a pasta.
Além dos 138 testes positivos, a SES ainda monitora 12 casos que, até o momento, são considerados suspeitos para Ômicron.
Veja onde os casos foram confirmados até o momento:
Leia mais:
Reforço é aplicado em trabalhadores do transporte coletivo e da limpeza urbana em BH nesta segunda
Mais seis centros de saúde de BH começam a funcionar com horário ampliado a partir de 2ª; veja quais
Mineiros à espera do transplante de medula óssea sonham com vida nova em 2022; fila cresceu 45%