Se a atual temporada sequer chegou ao primeiro terço, a FIA, o Grupo Estratégico da Fórmula 1 (composto por representantes das equipes) e o grupo norte-americano Liberty Media, novo dono dos direitos comerciais da categoria, já trabalham para garantir maior espetáculo e segurança a médio e longo prazo.
Numa reunião na semana passada, foi acertada para o campeonato de 2018, a adoção de um artigo que proibirá as chamadas “barbatanas de tubarão”, o prolongamento da carroceria que encobre o motor para favorecer o fluxo aerodinâmico. Há o consenso de que o desenho polui o visual dos carros, que ganharam aspecto bem mais agressivo com as novas regras, mas todos os projetistas o adotaram para tornar seus modelos mais eficientes.
Um ponto que ainda divide pilotos e equipes é a obrigatoriedade de um dispositivo de proteção do cockpit, para evitar acidentes como os que vitimaram Felipe Massa, em 2009, atingido por uma mola que se desprendeu do carro de Rubens Barrichello no GP da Hungria.
O conceito do Halo, uma estrutura em fibra de carbono que cobriria a cabeça do piloto de detritos maiores, foi deixado de lado depois de vários testes estáticos e na pista. Embora não tenha prejudicado a visibilidade, o dispositivo teve a eficácia questionada em casos de capotagem ou fogo.
A FIA trabalha agora com o “shield” uma bolha transparente que se estenderia a partir do bico e ajudaria a desviar qualquer peça ou pedaço que voasse de outro carro, sem causar tanto impacto nas linhas dos carros.
O projeto foi mostrado apenas aos pilotos e mesmo entre eles não há unanimidade – a expectativa é de que novos testes sejam conduzidos antes do sinal verde para seu uso.
Nome e número
Já no GP da Espanha, dia 14, entra em vigor uma medida pensada para favorecer a identificação dos pilotos na TV e ao vivo. Todos os carros terão de trazer, no bico, o emblema ou o nome das equipes e, na carenagem do motor, haverá um espaço reservado para o número e a sigla de cada piloto (Lewis Hamilton é HAM, Sebastian Vettel, VET e Felipe Massa, MAS, por exemplo). Por enquanto está descartado o luminoso usado na F-Indy que exibe a posição de momento na prova.
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