comunicado

CBF anuncia nova eleição após afastamento de Ednaldo Rodrigues

Fernando Sarney assume presidência interina e promete convocar pleito para o quadriênio 2025-2029 o mais breve possível

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 15/05/2025 às 21:28.
Sede da Confederação Brasileira de Futebol (Lucas Figueiredo/CBF)

Sede da Confederação Brasileira de Futebol (Lucas Figueiredo/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou nesta quinta-feira (15) que convocará eleições para a presidência da entidade para o período de 2025 a 2029. A nota oficial foi divulgada horas após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), e é assinada por Fernando Sarney, vice-presidente mais antigo da instituição e interventor nomeado.

No comunicado, Sarney informa que já tomou posse e que a eleição será convocada com urgência. Ele também afirmou que “as datas, os procedimentos e demais informações do processo eleitoral serão divulgados com a máxima brevidade”. A nota garante ainda a continuidade de “todas as atividades desportivas e contratos vigentes”.

A decisão que afastou Ednaldo Rodrigues foi assinada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro. Segundo o magistrado, a responsabilidade pela convocação do novo pleito recai sobre um dos vice-presidentes, cabendo a escolha ao mais antigo entre eles. O afastamento decorre de uma apuração solicitada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), envolvendo supostas irregularidades no acordo que viabilizou a eleição anterior de Ednaldo.

Paralelamente, Ednaldo é alvo de duas investigações na comissão de ética da CBF. Uma delas, proposta pela deputada federal Daniela Carneiro (União-RJ), trata da possível falsificação da assinatura do ex-presidente Coronel Nunes. A outra foi apresentada pelo vereador Marcos Dias Pereira (Podemos-RJ) e inclui relatos de assédio e descumprimento de normas internas.

O processo relacionado à legalidade do acordo firmado em 2022 também será analisado pelo Supremo Tribunal Federal. A corte marcou para o dia 28 de maio o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que discutirá a possibilidade de o Ministério Público firmar Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com entidades esportivas, como ocorreu com a CBF.

Ednaldo Rodrigues foi eleito de forma unânime em 2022, após receber apoio das 27 federações estaduais e dos clubes das Séries A e B. Na ocasião, ele era candidato único após a desistência de Ronaldo Nazário. Ele assumiu o comando da entidade em 2021, inicialmente de forma interina, substituindo Rogério Caboclo, afastado após denúncias de assédio.Leia maisAfastamento de Ednaldo Rodrigues vai atrapalhar Ancelotti no comando da Seleção? Saiba maisJustiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por