Audiência de Conciliação

CBTU e metroviários não chegam a acordo e greve total é mantida até, pelo menos, 10h desta terça

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
19/12/2022 às 18:07.
Atualizado em 19/12/2022 às 18:18

Termina sem acordo a audiência de conciliação entre o Sindicato dos Metroviários (Sindimetro) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG) para discutir o retorno do funcionamento do metrô de Belo Horizonte. A greve será mantida, com trens 100% parados, pelo menos, até as 10h desta terça-feira (20), quando ocorrerá uma nova reunião do Sindimetro com a CBTU.

Nesta segunda-feira (19), o sindicato propôs uma escala mínima de funcionamento do serviço de 11h às 17h. A companhia, porém, avaliou como inválida a proposta, já que, segundo ela, esse horário atende apenas 30% da operação. Além disso, essa medida não estaria em acordo com a liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), que determina o funcionamento dos trens nos horários de pico, das 6h às 8h30 (manhã) e das 16h30 às 19h.

Após a reunião desta segunda, o TRT-3 determinou que o Sindimetro manifeste, até as 15h desta quarta-feira (21), uma proposta de escala mínima de funcionamento do metrô da capital.

De qualquer forma, a reunião das 10h desta terça seria uma tentativa de antecipar a definição do funcionamento dos trens. A audiência pretende estabelecer uma escala mínima do metrô para atender à população. Para chegar a um decisão, segundo a CBTU, deve-se incluir o funcionamento dos trens nos horários de pico.

Assembleia dos metroviários
Ainda nesta terça (20), está agendada para as 14h uma assembleia do Sindimetro com os metroviários. No encontro serão discutidos os rumos da greve.

O serviço de trens de BH está 100% paralisado desde a última quarta-feira (14). Uma liminar do TRT-3 propôs que o serviço funcionasse em escala mínima, mas a decisão não foi acatada pela categoria.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por