PEQUIM - Os funcionário sanitários e a polícia chinesa investigavam nesta quarta-feira (17) as misteriosas mortes de centenas de porcos e cachorros, cujos corpos foram descobertos em uma cidade do centro da China.
No total, 410 porcos e 122 cachorros morreram na segunda-feira numa localidade do município de Yanshi, segundo o site da cidade.
Estas mortes aconteceram depois que, no mês passado, foram descobertos mais de 16.000 porcos mortos no principal rio de Xangai, o que aumentou as preocupações pela saúde pública.
Segundo a nota, os especialistas descartaram que as causas dessas mortes sejam uma epidemia animal ou o vírus H7N9 da gripe aviária.
A agência estatal de notícias Nova China informou que vários habitantes do povoado atribuíram as mortes dos animais às emissões de gases de uma fábrica de produtos químicos local, e disseram ter sentido um odor extremamente forte na segunda pela manhã.
Todas as fábricas de produtos químicos situadas perto do local onde os animais mortos foram encontrados receberam a ordem de interromper suas atividades para que uma investigação possa ser realizada.