Moradores de Venda Nova, em Belo Horizonte, que apresentem sintomas de dengue, chikungunya ou doenças respiratórias terão atendimento prioritário do centro de saúde da região, neste domingo (11).
Essa medida faz parte do plano de contingência da PBH e conta ainda com a oferta de teleconsultas (veja abaixo).
Nesse sábado, os centros de saúde Barreiro de Cima, São Paulo (região Nordeste), São Cristóvão (região Noroeste) e Rio Branco abriram para atendimento e aplicação das vacinas contra Covid-19 (imunizante bivalente), gripe Influenza e meningite C.
Endereço do centro de saúde de Venda Nova, que abrirá neste domingo (11), das 7h às 18h, sem aplicação de vacinas: rua Crisanto Muniz, 120, Rio Branco, venda Nova
Teleconsulta
A PBH também vai manter a oferta de teleconsultas para pessoas que apresentem sintomas de dengue, chikungunya e doenças respiratórias. O atendimento acontece das 7h30 às 18h30 e deve ser agendado a partir das 7h, neste link.
Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em centros de saúde na capital têm acesso a essa modalidade de assistência, que é uma parceria com a Unimed-BH e usa médicos da rede SUS.
A consulta virtual deve ser feita por moradores que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos.
Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deverá procurar o centro de saúde de referência. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.
O cidadão acessa o serviço na página de teleconsultas e, após confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH. Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com os dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.
As teleconsultas que sejam agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro da própria criança no sistema e não com o cadastro dos pais/responsáveis, que devem estar junto à criança/adolescente durante toda a realização do teleatendimento.
De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as devidas orientações, bem como prescrição e outros documentos médicos que se fizerem necessários, que serão enviados para o e-mail cadastrado dentro de um prazo de até 24 horas úteis. Com a impressão da receita e/ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar o medicamento ou agendar o exame no Centro de Saúde de sua área de abrangência.
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