Belo Horizonte terá um centro de saúde aberto neste domingo (21) como parte do plano de contingência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-BH) para apoio no atendimento de pacientes com dengue, chikungunya e doenças respiratórias. A novidade é a abertura do Centro de Saúde Rio Branco, na região de Venda Nova – também atenderá no sábado (20).
A Prefeitura lembra que o atendimento nos centros de saúde aos sábados e o que funcionará no domingo é destinado a crianças e adultos, preferencialmente, com sintomas de dengue, chikungunya ou doenças respiratórias.
Neste fim de semana, o Centro de Saúde Betânia, na região Oeste, permanecerá fechado.
Veja a lista dos postos estarão abertos, com atendimento das 7h às 18h:
Sábado (20)
Domingo (21)
Vale lembrar que as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital funcionam todos os dias, com atendimento 24 horas para o público em geral.
Teleconsulta
A PBH também vai manter a oferta de teleconsultas para pessoas que apresentem sintomas de dengue, chikungunya e doenças respiratórias. O atendimento acontece das 7h30 às 18h30 e deve ser agendado a partir das 7h, neste link.
Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em centros de saúde na capital têm acesso a essa modalidade de assistência, que é uma parceria com a Unimed-BH e usa médicos da rede SUS.
A consulta virtual deve ser feita por moradores que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos.
Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deverá procurar o centro de saúde de referência. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.
O cidadão acessa o serviço na página de teleconsultas e, após confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH. Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com os dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.
As teleconsultas que sejam agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro da própria criança no sistema e não com o cadastro dos pais/responsáveis, que devem estar junto à criança/adolescente durante toda a realização do teleatendimento.
De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as devidas orientações, bem como prescrição e outros documentos médicos que se fizerem necessários, que serão enviados para o e-mail cadastrado dentro de um prazo de até 24 horas úteis. Com a impressão da receita e/ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar o medicamento ou agendar o exame no Centro de Saúde de sua área de abrangência.
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