Ação é destinada aos estudantes do ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem realizar teste de redação para o Enem nesta quarta-feira (21) em Minas (SEE / Divulgação)
Cerca de 700 mil estudantes devem participar do segundo teste de redação voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na próxima quarta-feira (21) em Minas. A ação é destinada aos estudantes do ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede.
Segundo a Secretária Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), a proposta é oferecer uma experiência real do exame, permitindo que os estudantes conheçam a estrutura e o formato da prova de redação.
“Mais do que uma preparação para o Enem, esses testes representam uma oportunidade de aprendizagem real para os nossos estudantes. Ao simular a prova de redação, conseguimos mapear desafios, acompanhar avanços e, principalmente, oferecer o suporte necessário para que todos evoluam”, afirma o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Estudantes dos 2ª e 3ª anos do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da EJA farão redação no gênero textual dissertativo-argumentativo. Já os estudantes do 1ª ano e do 1º período da EJA produzirão redação no gênero carta argumentativa.
O teste segue os mesmos parâmetros do Enem, e cada participante receberá três folhas: uma com os textos motivadores e o tema da redação, uma para o rascunho e outra para a versão final. A recomendação é que a aplicação seja feita durante uma aula de 50 minutos.
A correção das redações será realizada por Inteligência Artificial, garantindo agilidade nos resultados. Por meio de uma foto (em formato JPEG), o sistema reconhece o texto manuscrito e avalia a estrutura com base nas cinco competências exigidas no Enem. Para os 1º anos foi realizada a parametrização da plataforma condizente com o gênero textual proposto.
Os resultados do primeiro teste de redação já estão disponíveis na plataforma Enem MG para acesso de estudantes e professores. As correções foram realizadas com base nas cinco competências exigidas pelo Enem, permitindo uma análise detalhada do desempenho e a identificação de pontos a serem aprimorados tanto na escrita dos alunos quanto nas estratégias de ensino.
As produções no formato dissertativo-argumentativo tiveram seus resultados liberados no dia 23 de abril, enquanto as cartas argumentativas estão disponíveis desde o dia 7 de maio.
*Com informações da Agência Minas
Leia mais: