Chevrolet Spark EV pode ser o primeiro carro elétrico comercializado no Brasil

Homero Gottardello - Hoje em Dia
30/07/2013 às 07:13.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:30

Ele nunca foi visto por aqui, mas os argentinos o conhecem bem e, agora que a Associação Brasileiro dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) iniciou uma pressão para o governo criar incentivos para automóveis elétricos, é bem possível que ele seja o primeiro modelo verde do país. Estamos falando do Chevrolet Spark EV, que acaba de ser apresentado nos Estados Unidos.

Lá, ele chega ao mercado pelo equivalente a R$ 45.130 (US$ 19.995), valor que se não está na mesma faixa dos nossos populares, sai bastante em conta para um subcompacto que, se usasse gasolina, faria 50,6 km/l.

A analogia, que leva em conta os preços da energia elétrica e do combustível norte-americanos, prova que, em termos de eficiência, o Spark EV é um campeão.

Caçulinha

O caçulinha da Chevrolet tem autonomia de 130 quilômetros – suficiente para quem mora a dez quilômetros do trabalho fazer apenas uma recarga semanal – e suas baterias de íon de lítio são totalmente recarregadas em 17 horas (usando uma tomada de força convencional, de 120 volts).

Opcionalmente, há um carregador capaz de repor 80% de sua capacidade total em 20 minutos.

O motor elétrico do Spark EV gera 105 kW de potência, o equivalente a 140 cv. De acordo com a Chevrolet, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8 s e atinge velocidade máxima de quase 140 km/h – há dois modos de condução, Normal e Sport. Conteúdo também não falta para o carrinho, que tem todas suas funções controladas por dois monitores de sete polegadas, cada. O que fica no lugar do painel traz mostradores digitalizados, além de exibir a autonomia das baterias em tempo real, de acordo com as condições de tráfego e as características de condução.

Touch screen

Já o que fica no console frontal é sensível ao toque e comanda o sistema MyLink e o ar-condicionado. Volante multifuncional, piloto automático, chave inteligente e freio de estacionamento elétrico são alguns mimos do Spark EV, que conta com nada menos que dez bolsas infláveis.

Seus freios ABS têm função regenerativa e o controle eletrônico de estabilidade (StabiliTrak) garante segurança em todas as situações.

Por aqui, o Spark EV não chegaria por menos de R$ 80 mil. Por isso, só mesmo um programa de incentivo para modelos elétricos viabilizaria seu desembarque no Brasil. Mas a conta é simples: se ele custasse R$ 10 mil a mais que um Onix, completíssimo, seu feliz proprietário amortizaria o investimento em cinco anos.

Daí, para frente, é lucro!

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