Chico Buarque desautoriza uso de composições em musical

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
20/03/2016 às 17:12.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:11
 (Divulgação)

(Divulgação)

Chico Buarque decidiu retirar a autorização para o uso de suas composições no musical "Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos", depois que o ator e diretor do espetáculo, Cláudio Botelho, causou uma confusão ao se posicionar contrário à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula no meio do espetáculo. De acordo com Maurício Meirelles, colunista do jornal Folha de S. Paulo, o músico carioca retirou a autorização para este ou qualquer outro espetáculo que envolva Botelho.

A confusão aconteceu na noite deste sábado (19), durante a apresentação no Sesc Palladium. No meio da encenação, Botelho, por conta própria, teria dito um texto que não estava no original: “Era também a noite em que um ex-presidente ladrão foi preso”. Depois teria afirmado: "Será que todo mundo vendo a novela das 20h ou esperando a notícia de um presidente que foi preso?"

Grande parte do público presente reagiu com vaias ao ator e muitos gritos de "não vai ter golpe". Muitos deixaram o teatro após o problema e a peça acabou sendo interrompida no mesmo momento pelo próprio diretor. A sessão que aconteceria no domingo (20) foi cancelada e, como Chico desautorizou o uso de suas músicas, não há previsão para que o espetáculo volte a ser apresentado.

Em entrevista ao jornal O Globo, Botelho, que é mineiro de Araguari, afirmou que fez "brincadeiras" em outras cidades e esta seria a primeira vez em que teria havido uma reação por parte do público. Chamou o público de "fascista" e disse que estava sendo censurado pela plateia. Explicou ainda que, na gravação, não teria dito "negro", mas "nego", uma expressão muito usada por cariocas. Ainda segundo o jornal, o artista procurou seu advogado para representá-lo no caso.

Gravação

Uma gravação feita por um anônimo e disponibilizada no SoundCloud pela Mídia Ninja traz falas agressivas que seriam de Botelho, ditas no camarim após a confusão. Inflamado, ele teria dito: "O artista no palco é um rei! Não pode ser peitado. Não pode ser interrompido por um negro, por um filho da p..."

Posicionamento

O Sesc e a Pólobh, produtora responsável pelo evento, divulgaram neste domingo (20) nota conjunta de esclarecimento. Eles reiteraram que são “instituições apartidárias” e pediram desculpas pelos transtornos gerados.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por