Chile tenta dar primeiro passo rumo à classificação contra a Austrália

AFP
12/06/2014 às 23:43.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:59
 (AFP/MARTIN BERNETTI/Saeed Khan)

(AFP/MARTIN BERNETTI/Saeed Khan)

A seleção chilena quer dar um primeiro passo rumo à classificação para as oitavas de final diante da Austrália do veterano Tim Cahill, na partida de estreia que as duas seleções disputarão na Arena Pantanal de Cuiabá nesta sexta-feira (13), pelo Grupo B da Copa do Mundo.

Chile e Austrália dividem um complicado Grupo B com a atual campeã Espanha e a vice Holanda, que abrem a chave duelando na Arena Fonte Nova de Salvador no mesmo dia.
A equipe chilena chega ao Brasil com uma das possíveis surpresas, graças ao estilo de jogo ofensivo do técnico argentino Jorge Sampaoli, um discípulo de Marcelo Bielsa, que comandou os chilenos no Mundial de 2010, na África do Sul.

Com um jogo vistoso, o elenco da seleção chilena conta com jogadores de qualidade como Alexis Sánchez, o atacante do Barcelona, e o volante Arturo Vidal, da Juventus de Turim. Vidal, porém, é a grande dúvida de Sampaoli e, mesmo depois de ter sido submetido a uma cirurgia no joelho e a um árduo trabalho de fisioterapia, ainda não sabe se terá condições de entrar em campo contra os 'Socceroos'.

O Chile escolheu Belo Horizonte para se preparar para a estreia contra os australianos, mais precisamente a Toca da Raposa II do Cruzeiro, localizada na periferia da capital de Minas, onde Vidal treinou poucos minutos com os companheiros na quarta-feira, depois de seis dias de trabalhos separado do elenco.

"Arturo treinou com a gente, o joelho não incomodou. Espero que possa se juntar a nós em campo na sexta-feira", declarou o volante Gary Mendel. O fato é que Vidal tem poucas chances de jogar e deverá ser substituído pelo volante Jean Beausejour.


Vigiados rigorosamente
O elenco chileno treinou sob um forte esquema de segurança que manteve a imprensa longe do campo, tendo apenas 15 minutos diários para acompanhar os treinos. Em relação ao adversário, os chilenos revelaram ter estudado todas as virtudes e defeitos da Austrália e destacaram a melhora alcançada pelos 'Socceroos' nos últimos anos.

Apesar da clara evolução, a Austrália chega ao Mundial como a mais fraca seleção do Grupo B e tendo como referência em campo o veterano Tim Cahill, que disputa sua terceira Copa aos 34 anos, e é peça fundamental em uma equipe repleta de jovens.

"Temos que ficar atentos a tudo, Vidal e Sánchez são grandes jogadores, mas não jogam sozinhos. O Chile tem ótimas peças", declarou Cahill. Com menos qualidade técnica do que os sul-americanos, a Austrália apostará nos contra-ataques para tentar surpreender, mas também conta com um jogo aéreo perigoso, que poderá tirar vantagem da baixa estatura do adversário (média de 1,75 m).

A partida tem início marcado para as 18h00, horário de Brasília, e será apitada pelo árbitro Noumandiez Doue, da Costa do Marfim. O compatriota Yeo Songuifolo e Jean Claude Birumushahu, do Burundi, serão os assistentes.

Ficha do Jogo
Horário: 19h
Estádio: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Árbitro: Noumandiez Doue (CIV)

Chile: Claudio Bravo; Mauricio Isla, Gary Medel, Gonzalo Jara, Eugenio Mena; Marcelo Díaz, Charles Aranguiz, Jean Beausejour, Jorge Valdivia; Alexis Sánchez e Eduardo Vargas
Técnico: Jorge Sampaoli

Australia: Mat Ryan; Matthew Spiranovic, Alex Wilkinson, Jason Davidson, Ivan Franjic - Mile Jedinak, Mark Milligan, Dario Vidosic; Tim Cahill, Mathew Leckie e Tommy Oar
Técnico: Ange Postecoglou

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por