(Maurício Vieira)
A capital mineira, que nas últimas semanas sofreu com o tempo seco e temperaturas elevadas, registrou na manhã desta quarta-feira (25) os primeiros sinais de chuva. As precipitações, ainda que rápidas e de fraca intensidade, ocorreram em algumas regiões da cidade, como Leste e Centro-Sul.
Desde agosto Belo Horizonte sofria com a estiagem e não tinha ocorrência de chuva. E, apesar de tímidas, as pancadas desta manhã deram um alívio para a população e contribuíram para melhorar a qualidade do ar, que chegou a nível de deserto a semana passada.
Mas, no decorrer do dia, a previsão é de pancadas mais significativas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover de hoje até o próximo domingo (29). "A chuva mais forte e expressiva é esperada entre quinta e sexta-feira", explica o meteorologista Cléber Souza.
A Defesa Civil de Belo Horizonte também alertou sobre as pancadas. De acordo com o órgão, o volume previsto pode chegar a 40 milímetros até as 8 horas de quinta-feira (26). "Possibilidade de chuvas 20 a 40 mm, com raios e rajadas de vento em torno dos 50 km/h", informou a pasta, em comunicado enviado para os celulares dos moradores da cidade.
Nos próximos cinco dias, segundo Souza, o tempo em BH deve ficar parcialmente nublado. Nesta quarta, a temperatura mínima na capital foi de 13ºC, e a máxima não deve ultrapassar os 25ºC.
Confira abaixo o acumulado de chuva até as 14h50:
Barreiro: 0
Centro Sul: 0,2
Leste: 0,6
Nordeste: 0,8
Noroeste: 0
Norte: 0
Oeste: 0
Pampulha: 3,4
Venda Nova: 0
Além de BH e da região Metropolitana, outras regiões de Minas também têm previsão de chuvas para os próximos dias. São elas: Triângulo, Sul, Zona da Mata, Oeste e Campos das Vertentes.
Segurança
Durante o período de chuva, a Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos. Regiões próximas a córregos e ribeirões também devem ser evitadas durante a chuva, já que o nível da água pode mudar rapidamente, provocando transbordamentos.
Outra comendação é a de não se abrigar debaixo de árvores, que podem cair e ocasionar graves acidentes. Vale atenção especial também para áreas de encostas e morros, que têm risco de deslizamentos.
Veja mais recomendações:
- Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação;
- Limpe o telhado e canaletas de águas para evitar entupimento;
- Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a inundações;
- Se você morar ou possuir comércio em áreas sujeitas à inundação, coloque seus móveis e estoques em lugares altos;
- Colabore com a abertura de deságues para evitar o estancamento de água, pois pode causar muitos prejuízos,
principalmente para a saúde;
- Não utilize alimentos atingidos pela água de enchente ou inundação e nem beba água de enchente ou inundação;
- Não jogue lixo nos bueiros e boca de lobo, nem nos córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água;
- Não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos;
- Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose;
- Não tocar nem usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
- Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
- Não coloque lixo nas ruas que seja de fácil propagação com o vento;
- Revise o madeiramento de sua casa;
- Reforce a amarração de seu telhado;
- Desligue os aparelhos elétricos das tomadas e o gás;
- Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair, dentro das residências, com o vento forte (exceto em área inundável);
- Se você observar aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil.
Em caso de raios, se estiver na rua:
- Não permaneça em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;
- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;
Leia mais:
Chegada da primavera deixa BH mais 'fresca' com umidade do ar em 63%; a partir de quarta deve chover
Alertas meteorológicos por TV a cabo começam a ser testados em BH; entendaCalor, chuva e granizo: confira como será a primavera em Minas