Município da região metropolitana registrou chuva fina e rápida na última sexta-feira (6)
Choveu em Brumadinho na tarde desta sexta-feira (6) depois de mais de 100 dias de secura total (Fernanda Garcya)
Em meio à onda de calor e tempo seco registrada em todo Estado, Brumadinho registrou uma chuva rápida e isolada na última sexta-feira (6). Fato comemorado na cidade que fica na região metropolitana e que criou expectativas nos moradores de Belo Horizonte, que completa 144 dias sem chuvas nesta segunda (9). Contudo, o fenômeno não vai mudar o cenário da capital mineira.
De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo, o fenômeno registrado em Brumadinho é chamado de "chuva orográfica", característica da região que possui uma cadeia de montanhas. Ela é caracterizada por ocorrer em curta duração e de forma isolada e não vai gerar impactos climáticos para BH
Ainda conforme o Inmet, BH ainda não tem previsão de chuva para essa semana. Até sexta-feira (14), o tempo deve continuar seco e sem registros pluviométricos. A estimativa é de que as chuvas voltem para a capital apenas no fim de setembro ou no início de outubro.
A última chuva registrada em BH, em 18 de abril, durou quase três horas. O temporal ocorreu entre 14h e 16h50. A regional mais atingida foi a Noroeste, com 79,2 milímetros (mm), o que representou 96,2% da média climatológica do mês.
Outra região atingida naquela data foi a Nordeste, que teve 72,2% do volume de chuva esperado para o mês. Nenhuma ocorrência relacionada à chuva foi registrada na cidade.
*Estagiário, sob supervisão de Valeska Amorim
Leia mais