Conforme a Defesa Civil Estadual, o número de cidades que decretaram situação de anormalidade no período chuvoso subiu para 131
Em Ipatinga, chuvas causaram 10 mortes e tiraram quase 500 pessoas de casa (Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Subiu para 131 o número de cidades mineiras em emergência ou calamidade pública devido aos temporais que castigam praticamente todas as regiões do Estado. É o que mostra o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), divulgado nesta terça-feira (28).
Na comparação com o boletim anterior, da segunda-feira (27), são dez cidades a mais. Ao todo, 4 mil pessoas estão fora de casa por conta dos temporais. Veja abaixo os últimos municípios que decretaram situação de anormalidade:
No Estado, 26 mineiros perderam a vida após ocorrências provocadas pelas chuvas. O número é cinco vezes maior do que toda a temporada anterior - fim de 2023 e início de 2024 -, que terminou com cinco óbitos. Veja as cidades mineiras que registram mortes desde novembro do ano passado:
O atual período chuvoso também causa sofrimento a milhares de famílias mineiras. O total de pessoas obrigadas a abandonar as próprias casas após temporais - devido aos estragos provocados ou riscos de desabamentos e deslizamentos de terra - já chega 4 mil
Já são 3.579 desalojados (se deslocam para casa de parentes ou amigos) e 421 desabrigados (que necessitam de abrigo público), conforme o mais recente boletim da Cedec.