Em ambientes abertos

Cidades mineiras terão autonomia para desobrigar o uso da máscara contra a Covid a partir de sábado

Marina Proton
mproton@hojeemdia.com.br
10/03/2022 às 11:57.
Atualizado em 10/03/2022 às 12:35
Uso da proteção é recomendado em escolas estaduais e privadas (Lucas Prates / Hoje em Dia)

Uso da proteção é recomendado em escolas estaduais e privadas (Lucas Prates / Hoje em Dia)

Os municípios mineiros terão, a partir de sábado (12), autonomia para desobrigar o uso da máscara de proteção contra a Covid-19 em locais abertos. A decisão acompanha o fim do programa Minas Consciente e foi informada na manhã desta quinta-feira (10) pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. 

Segundo o titular da pasta, a medida considera a melhora do cenário epidemiológico no Estado, com queda no número de casos e óbitos pela doença após a disseminação da variante Ômicron, além do avanço da vacinação. 

“Nosso cenário está controlado, com todos os indicadores bem. Além da vacinação, com mais de 80% com duas doses e reforço acima de 40%. Então a recomendação do Estado é que cada município possa desobrigar o uso de máscara em locais abertos a partir de sábado”, disse. 

Durante entrevista coletiva concedida à imprensa, Baccheretti também considerou que a decisão do Estado leva em consideração os cenários vividos por outros países que já tomaram a mesma medida. 

“Os municípios têm a sua autonomia. A equipe técnica da secretaria entendeu, diante dos cenários em outros países que já vivenciaram isso há mais tempo, que é seguro com o nosso esquema vacinal e incidência de hoje - que ainda está caindo, mas não chegou no menor nível - poder sim recomendar que não é obrigatório o uso em locais abertos”, completou. 

Mesmo diante da desobrigação, o secretário afirmou que seguirá usando o acessório em locais abertos e orienta que muitos, em especial os mais vulneráveis, sigam fazendo o mesmo. “Quem quiser continuar, não se sinta constrangido. A máscara foi muito importante e continua sendo. E se alguém estiver gripado, fique com a máscara, vamos proteger o outro. A desobrigação não significa uma estimulação para tirar, então quem quiser continuar, faça”, concluiu.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por