(Lucas Prates / Hoje em Dia)
A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou, nesta quarta-feira (3), um balanço referente à tragédia em Brumadinho, na Grande BH, informando que foram contabilizados 78 desaparecidos – número inferior aos 84 informados no último sábado. O número de mortos identificados, porém, subiu de 217 para 218. Assim, cinco nomes foram retirados da lista de desaparecidos atualizada pela mineradora Vale.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) esclarece que, desde o desastre, solicitou a retirada de 14 nomes da lista de desaparecidos em Brumadinho. De acordo com a corporação, investigações demonstraram que algumas pessoas que estavam na lista foram incluídas de forma errônea, por parentes ou terceiros, mas foram localizadas posteriormente.
Mas, também há casos de nomes que foram incluídos propositadamente por suspeitos de estelionato que haviam cadastrado nomes de pessoas que não estavam na região, a fim de conseguir vantagem econômica com as indenizações pagas, segundo a Polícia Civil. A corporação esclarece que também houve casos de nomes trocados ou incluídos com grafia errada.
Leia mais:
Faturamento com mineração em Minas cai 64% após tragédia de Brumadinho, revela pesquisa da Fiemg
Engenheiros dizem que não sabem o que causou tragédia em Brumadinho
ANM interdita 36 barragens em Minas, 18 delas da Vale