Entrada Gratuita

Cine Santa Tereza celebra 80 anos de Caetano Veloso com mostra de cinema

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com.br
31/08/2022 às 18:59.
Atualizado em 31/08/2022 às 19:09

Os 80 anos do cantor Caetano Veloso serão comemorados desta quinta-feira (1º) até 30 setembro no Cine Santa Tereza por meio da mostra "Eu Sou o Cinema: nas Telas com Caetano". Serão exibidos 13 filmes em que o artista participa, seja por meio de trilha sonora, como produtor, atuando ou retratando a trajetória da música popular brasileira. Clique e confira a programação completa.

A entrada é gratuita, mas os interessados precisam retirar o ingresso no site do Disk Ingressos ou na bilheteria do Cine Santa Tereza.

A expressão que dá título à mostra, "Eu Sou o Cinema", faz referência à letra da música "Cinema Novo", reafirmando a incontestável influência e o gosto de Caetano pela sétima arte. Suas referências amplas perpassam a tradição e a inovação, o erudito e o popular, a indústria e a vanguarda.

Na programação damostra, filmes que revisitam diferentes momentos da carreira do músico baiano. O documentário "Doces Bárbaros" (1978), de Jom Tob Azulay, por exemplo, coloca em cena a comemoração dos 10 anos de carreira de Caetano, juntamente com os parceiros Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, em turnê pelo Brasil, em 1976.

Também estão presentes na mostra dois títulos que focam a projeção internacional do cantor. Em "Frida" (2002), de Julie Taymor, Caetano e Lila Downs interpretam a música "Burn it Blue", de Elliot Goldenthal, que foi indicada à melhor canção original no Oscar 2003, cerimônia na qual o cantor se apresentou, juntamente com a mexicana. Já em "Fale com Ela" (2002), de Pedro Almodóvar, Caetano Veloso participou de uma importante cena, na qual interpretou a tradicional música mexicana "Cucurrucucu Paloma".

Leia Mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por