Educação

Circuito Liberdade celebra literatura com Primavera dos Livros BH

A expectativa é de reunir, nos dias de evento, cerca de 10 mil pessoas, entre público em geral, editores, escritores, poetas, livreiros, e artistas da cena

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
15/05/2025 às 11:59.
Atualizado em 15/05/2025 às 11:59
 (Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

O Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, recebe, de 13 a 18 de maio, a 5ª edição da Primavera dos Livros BH, homenageando a escritora mineira Carolina Maria de Jesus, nascida em Sacramento (MG), adotando seu apelido de infância, “Bitita”, como inspiração.

Durante seis dias, a Praça da Liberdade abrigará profissionais do livro de estados como Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Goiás, Paraná e Minas Gerais participam de uma programação diversa, com mesas de debate, oficinas, saraus, exposições, contação de histórias, lançamentos de livros, performances teatrais, cinema e visitas escolares.

Programação espalhada pelo Circuito Liberdade

A Primavera dos Livros BH e a Bitita Festa da Palavra ocupam diversos espaços, como o Teatro da Biblioteca Pública, a Academia Mineira de Letras, o CCBB BH, o Palácio da Liberdade, o Museu das Minas e do Metal, o Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes e a alameda principal da Praça da Liberdade, que recebe uma exposição de livros de editoras e autores diversos.

“Era um sonho antigo realizar a Primavera dos Livros BH na Praça da Liberdade. Agora, com a Bitita Festa da Palavra, esse sonho ganha ainda mais força”, celebra Rosana de Mont’Alverne, editora da Aletria e diretora de eventos da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), que promove a Primavera há 22 anos. Para ela, “os livros jamais deveriam ter saído das praças, onde são mais acessíveis. Sonho com feiras permanentes em espaços públicos, com contadores de histórias, escritores e oficinas, para popularizar a leitura”.

A Bitita Festa da Palavra, idealizada pela gestora cultural Luciana Salles, nasce com a proposta de fortalecer a literatura no Circuito Liberdade. Luciana, que criou eventos como o Circuito Literário Praça da Liberdade (2014) e o Circuito das Letras (2016), destaca a parceria com Rosana: “A união dos eventos foi natural, especialmente após conversas com Juliana Flores, filha de Rosana, que conectou as propostas”.

Cadeia do livro

Além de oferecer livros de alta qualidade produzidos por pequenas e médias editoras, muitas vezes ofuscadas pelas grandes livrarias, a Primavera dos Livros BH + Bitita promove a cadeia criativa do livro. “O evento permite o contato direto entre leitores e editores, debates sobre o mercado editorial e trocas de experiências entre profissionais de diversos estados. É uma oportunidade para conhecer tendências, mostrar produções e realizar boas vendas”, explica Rosana.

Importância cultural

Cristiana Kumaira, diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, enfatiza a relevância do evento: “Esse projeto é fundamental para Minas Gerais, Belo Horizonte e o Circuito Liberdade. Este cenário, vocacionado para a cultura mineira, é ideal para ações que promovem a literatura e estimulam a leitura. A iniciativa retoma um momento importante para o Circuito e celebra a palavra”.

Com uma programação rica e acessível, a Primavera dos Livros BH e a Bitita Festa da Palavra prometem transformar o Circuito Liberdade em um ponto de encontro para amantes da literatura, fortalecendo a bibliodiversidade e o acesso à leitura.

Para conferir a programação, clique aqui.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por