A expectativa é de reunir, nos dias de evento, cerca de 10 mil pessoas, entre público em geral, editores, escritores, poetas, livreiros, e artistas da cena
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
O Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, recebe, de 13 a 18 de maio, a 5ª edição da Primavera dos Livros BH, homenageando a escritora mineira Carolina Maria de Jesus, nascida em Sacramento (MG), adotando seu apelido de infância, “Bitita”, como inspiração.
Durante seis dias, a Praça da Liberdade abrigará profissionais do livro de estados como Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Goiás, Paraná e Minas Gerais participam de uma programação diversa, com mesas de debate, oficinas, saraus, exposições, contação de histórias, lançamentos de livros, performances teatrais, cinema e visitas escolares.
A Primavera dos Livros BH e a Bitita Festa da Palavra ocupam diversos espaços, como o Teatro da Biblioteca Pública, a Academia Mineira de Letras, o CCBB BH, o Palácio da Liberdade, o Museu das Minas e do Metal, o Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes e a alameda principal da Praça da Liberdade, que recebe uma exposição de livros de editoras e autores diversos.
“Era um sonho antigo realizar a Primavera dos Livros BH na Praça da Liberdade. Agora, com a Bitita Festa da Palavra, esse sonho ganha ainda mais força”, celebra Rosana de Mont’Alverne, editora da Aletria e diretora de eventos da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), que promove a Primavera há 22 anos. Para ela, “os livros jamais deveriam ter saído das praças, onde são mais acessíveis. Sonho com feiras permanentes em espaços públicos, com contadores de histórias, escritores e oficinas, para popularizar a leitura”.
A Bitita Festa da Palavra, idealizada pela gestora cultural Luciana Salles, nasce com a proposta de fortalecer a literatura no Circuito Liberdade. Luciana, que criou eventos como o Circuito Literário Praça da Liberdade (2014) e o Circuito das Letras (2016), destaca a parceria com Rosana: “A união dos eventos foi natural, especialmente após conversas com Juliana Flores, filha de Rosana, que conectou as propostas”.
Além de oferecer livros de alta qualidade produzidos por pequenas e médias editoras, muitas vezes ofuscadas pelas grandes livrarias, a Primavera dos Livros BH + Bitita promove a cadeia criativa do livro. “O evento permite o contato direto entre leitores e editores, debates sobre o mercado editorial e trocas de experiências entre profissionais de diversos estados. É uma oportunidade para conhecer tendências, mostrar produções e realizar boas vendas”, explica Rosana.
Cristiana Kumaira, diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, enfatiza a relevância do evento: “Esse projeto é fundamental para Minas Gerais, Belo Horizonte e o Circuito Liberdade. Este cenário, vocacionado para a cultura mineira, é ideal para ações que promovem a literatura e estimulam a leitura. A iniciativa retoma um momento importante para o Circuito e celebra a palavra”.
Com uma programação rica e acessível, a Primavera dos Livros BH e a Bitita Festa da Palavra prometem transformar o Circuito Liberdade em um ponto de encontro para amantes da literatura, fortalecendo a bibliodiversidade e o acesso à leitura.
Para conferir a programação, clique aqui.