C3 a pilha

Citroën lançará versão elétrica do compacto, mas para o mercado asiático

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 25/01/2023 às 10:41.
Nova geração do C3 ganhou versão elétrica para o mercado indiano, com promessa de 320 km de autonomia (Divulgação)

Nova geração do C3 ganhou versão elétrica para o mercado indiano, com promessa de 320 km de autonomia (Divulgação)

A nova geração do Citroën C3 chegou no ano passado e colocou novamente a marca francesa na briga pelo mercado. O carrinho foi desenvolvido em conjunto com times de engenharia da França, Brasil e Índia.

E, por lá, ele ganhará uma edição totalmente elétrica. Batizada de ë-C3, o compacto eletrificado será vendido no mercado indiano. 

Por hora, o Citroën ë-C3 é exclusivo para o mercado indiano. O modelo era um concorrente interessante para posicionar a Stellantis na base do segmento de elétricos

O desenvolvimento da versão não demandou grandes intervenções estruturais. O C3 já tinha sido desenvolvido sobre a plataforma CMP, criada pela antiga PSA (Peugeot, Citroën e Opel). Essa base é a mesma utilizada no Peugeot 208 e foi desenhada para suportar sistemas de propulsão híbridas, térmicas (motor a combustão) e totalmente elétricas.

Assim, o C3 elétrico foi equipado com motor de 57 cv e 14,5 kgfm de torque. A marca declara que suas baterias garantem 320 km de autonomia. As células foram posicionadas sob o assoalho, como é de praxe em todo elétrico. De acordo com a Citroën, num ponto de recarga rápida é possível regenerar até 80% da carga em apenas 57 minutos. 

C3 elétrico no Brasil

Por hora, o Citroën ë-C3 é exclusivo para o mercado indiano. O modelo era um concorrente interessante para posicionar a Stellantis na base do segmento de elétricos.

Hoje, o grupo conta com Fiat 500e, Peugeot e-208 e e-2008. Todos com preços acima de R$ 200 mil. Por outro lado, Renault, Caoa Chery e JAC brigam na base do mercado com os modelos Kwid E-Tech, iCar e E-JS1.

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