(Citroën)
O Grupo PSA, que detem [/TEXTO]as marcas Peugeot, Citroën e também a Opel, tem dado mostras de que não há muito espaço para minivans em seu portfólio e que dará mais atenção aos utilitários-esportivos (SUV). Depois que o Peugeot 3008 deixou de ser um monovolume para se tornar um jipinho, o Crossland X assumiu o posto do Opel Meriva, foi a vez do C3 Picasso sucumbir ao C3 Aircross.
O nome é o mesmo que era aplicado aqui no Brasil para a minivan aventureira, mas que hoje atende apenas por Aircross. No entanto, o novo C3 Aircross dos europeus tem carroceria nova, mais robusta e moderna que a do xará brasileiro, que por hora não corre o menor risco de ser substituído.
A plataforma é a mesma dos primos 2008 e Crossland X, assim como a gama de motores. O jipinho será oferecido com cinco opções da família Puretech. Três delas 1.2 litro a gasolina com potências de 82 cv, 110 cv e 130 cv, sendo que as duas últimas contam com auxílio de turbocompressor. Ele ainda contará com dois blocos 1.6 turbodiesel de 100 cv e 120 cv. Os motores poderão ser combinados com caixa manual de seis marchas ou automática.
Visualmente, o Citroën é simpático, com seu conjunto ótico em dois níveis, como a atual geração do C3. Destaque para a terceira janela emoldurada com uma espécie de persiana.