Por Newton Luiz de Miranda
A Pandemia criou uma nova realidade na educação: o meio remoto de ensinar. A ressignificação do processo ensino-aprendizagem trouxe evidentes vantagens, uma vez que a tecnologia facilitou a vida de muitos estudantes, professores e gestores escolares que, diante do imperativo da quarentena, puderam manter as escolas funcionando de forma virtual e com um mínimo de qualidade. Tal situação, entretanto, não foi compartilhada por todos, já que os acessos à tecnologia não são efetivamente democratizados. Enquanto uns se adaptaram ao Ensino à Distancia (EaD), outros ficaram simplesmente abandonados ou sujeitos a fórmulas amadoras e assistemáticas que nada agregaram de valor. A educação infantil foi a que mais sofreu, pois a criança ficou privada da socialização. Aquelas que estavam em processo de alfabetização, por exemplo, se perderam no caminho digital, uma vez que são notórias as dificuldades de se alfabetizar por meio remoto.
Concluindo: a Pandemia inseriu a educação remota em nossas vidas. Mas, também, deixou mais explícitas as desigualdades existentes em nosso País.
#EnemNaSalinha
O blog será um espaço para atualização de tópicos fundamentais para o Enem nas áreas de Linguagens, Redação e Humanidades.